Gêmeo maligno do Sol - conheça Nemêsis, o irmão 'do mal' de nossa estrela

Leave a Comment
Gêmeo maligno do Sol - conheça Nemêsis, o irmão 'do mal' de nossa estrela - Capa

Quando olhamos para o Sol no céu fica difícil imaginar que ele nem sempre esteve sozinho, mas é exatamente isso o que já afirmava uma teoria que surgiu por volta da década de 1980.

A tal teoria aventava a possibilidade do nosso Sol ter tido um "irmão gêmeo", que os teóricos chamaram de "Nêmesis".

Gêmeo maligno do Sol - conheça Nemêsis, o irmão 'do mal' de nossa estrela - Capa 2
Simulação de tamanho entre o Sol e sua possível irmã anã vermelha

Ele seria como uma anã vermelha, que teria escapado para o espaço mas permaneceu na periferia de nosso sistema, perturbando a Nuvem de Oort e lançando, de tempos em tempos, grandes corpos em nossa direção.




Esse "gêmeo mal" do Sol seria o culpado por grandes catástrofes que parecem atingir nosso Sistema Solar a cada 26 ou 27 milhões de anos aproximadamente, mas infelizmente a ciência nunca conseguiu apresentar evidências concretas de sua existência, e muito menos avistar essa outra estrela "encrenqueira".


Astronauta que pisou na Lua fez revelação bombástica sobre extraterrestres - Add


Mas agora, meio que sem querer, uma  nova descoberta fez com que a teoria quase esquecida do "gêmeo do Sol" voltasse com força total, depois que um modelo de simulação da Universidade de Berkeley e do Harvard–Smithsonian Center for Astrophysics, revelaram que astros como o nosso Sol geralmente nascem com um irmão.

orbitas do Sol e sua possível irmã gêmea ana vermelha
Órbitas do Sol e sua possível irmã gêmea anã vermelha

Em seu modelo eles descobriram que sistemas binários onde as estrelas se encontram em órbitas estendidas (como seria o caso da interação entre o Sol e seu suposto irmão Nêmesis) costumam ter basicamente 2 desfechos comuns:

  1. O sistema encolhe e os dois astros se orbitam muito próximos, em uma configuração que já foi avistada muitas vezes em outros sistemas pela Galáxia;
  2. Um dos astros acaba sendo lançado pra bem longe, mas ainda se mantém nas cercanias de seu sistema, perturbando objetos ao seu redor.

O novo modelo acabou se tornando uma evidência muito forte de que as teorias sobre o irmão gêmeo do Sol sejam verdadeiras, e já está dando a largada para novas pesquisas que pretendem escanear nosso Sistema Solar em busca de "Nêmesis", que estaria escondido em algum lugar na Nuvem de Oort.

Nuvem de Oort

Os cientistas acreditam que, caso essa estrela irmã do Sol realmente exista, ela provavelmente seria do tipo anã vermelha. Seu brilho muito fraco dificultaria qualquer observação, e por isso ela ainda poderia se manter "escondida" por muito tempo.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário