Conheça o crocodilo gigante que aterrorizava grandes dinossauros


Conheça o crocodilo gigante que aterrorizava grandes dinossauros

A descoberta de uma equipe de paleontólogos italianos e franceses, publicada no periódico PeerJpor', revelou um "Mega-Crocodilo" que viveu no período Jurássico de Madagascar e poderia rivalizar até mesmo com os maiores e mais temíveis dinossauros.

Seu nome científico é Razanandrongobe sakalavae e ele não era um grande dinossauro, mas sim um enorme parente terrestre dos crocodilos que conhecemos hoje, da subordem notosuchia, que era um grupo de crocodilianos com características bem diferentes de seus primos próximos.

Simosuchus clarki, da subordem notosuchia - Imagem CaptMondo/Wikimedia

Na verdade, os fósseis já tinham sido documentados pela primeira vez há mais de uma década, mas sua classificação específica ainda era incerta devido a escassez de fósseis.




Mas recentemente, a descoberta de novos fósseis de mandíbulas e dentes, encontrados na mesma região do noroeste de Madagascar (onde os primeiros fósseis foram encontrados originalmente) revelaram mais pistas sobre o amedrontador Razanandrongobe sakalavae.

Razanandrongobe sakalavae
Razanandrongobe sakalavae - Imagem de F451 Midi Ltda

E repare que ele não era um simples crocodilo gigante, e tinha muitas características próprias que o diferenciava, como por exemplo:

  • Sua cabeça era do tamanho de uma máquina de lavar;
  • Seu crânio elevado fazia com que ele se parecesse com uma mistura entre um crocodilo e um Velociraptor;
  • Pernas eretas sob seu corpo lhe permitiam correr e perseguir presas com muito mais eficiência;
  • Seus dentes eram tão grandes e aterrorizantes (do tamanho de bananas) que faria até um T.Rex ficar com medo.

Pesquisadores acreditam que esse tipo diferente de crocodilo teria sido uma evolução muito útil para a espécie, permitindo que esses répteis pudessem caçar de maneira mais eficiente e não precisassem apenas esperar que suas infelizes presas viessem até a beira do rio para que fossem capturadas.

Razanandrongobe sakalavae fossil
Razanandrongobe sakalavae - Imagem de F451 Midi Ltda

Infelizmente os pesquisadores ainda não conseguiram reunir elementos suficientes para determinar o tamanho exato desse gigante, mas alguns cientistas acreditam que ele poderia ser tão grande quanto o exótico "SuperCroc" da África (sarcosuchus) que tinha o tamanho de um ônibus escolar e era um grande predador de dinossauros.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários