Experiência Fora-do-Corpo (EFC) já tem uma explicação científica...


Experiência Fora-do-Corpo (EFC) já tem uma explicação científica

Você provavelmente já se deparou com relatos surpreendentes de experiências fora do corpo, ou pelo menos já ouviu alguma história bem interessante e inexplicável envolvendo uma experiência de quase morte, também conhecida pela sigla 'EQM'.




Mas o que a ciência tem a dizer sobre esses estranhos fenômenos, geralmente relacionados com a sensação de sobrevoar ou levitar sobre o próprio corpo? Haveria uma explicação científica convincente?

Experiência Fora-do-Corpo (EFC) já tem uma explicação científica - Img 1

Bem, pelo menos no que diz respeito as chamadas 'Projeção da Consciência' (PC) ou 'Experiência Fora-do-Corpo' (EFC) já existe uma boa teoria científica que explica os estranhos relatos, ao menos parcialmente...




Uma pesquisa publicada no periódico 'Cortex' por cientistas da Universidade Aix-Marseille, na França, indica que as chamadas "experiências fora do corpo" podem estar intimamente ligadas com uma coisa bem comum: problemas no ouvido.

Os pesquisadores descobriram que é muito comum diagnosticar 'OBE' (Out of Body Experience na sigla em inglês) nas pessoas com distúrbios do sistema vestibular (o conjunto de órgãos do ouvido interno responsável pelo equilíbrio de nosso corpo).


segredo chinês milenar que faz os cabelos crescerem rápido


Tais distúrbios geralmente são responsáveis por tonturasdificuldades em focar a visão, sensações de rotação e flutuação, etc.

A pesquisa analisou mais de 400 pacientes, sendo que metade deles tinha registros de vertigem e o restante não. E desses que tinham problemas de equilíbrio, 14% declararam que já tiveram Experiências fora do corpo.

Experiência Fora-do-Corpo (EFC) já tem uma explicação científica - Img 2

Já a outra metade (que não tinha problemas de ouvido) mostrou um percentual bem menor de pessoas que já tiveram EFC: apenas 5% afirmaram já terem passado pela experiência.

O estudo da universidade francesa não é conclusivo, mas seus resultados oferecem uma nova perspectiva sobre os fenômenos de experiências fora corpo e situações de quase morte, abrindo caminho para um novo entendimento científico da questão.

Os pesquisadores concluem: "Nossos dados mostram que OBE em pacientes com tontura podem surgir da combinação entre incoerência perceptiva e disfunções do sistema vestibular, aliada a fatores psicológicos e neurológicos".





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Penso que seja cedo para emitir uma opinião, é preciso que ESTUDIOSOS do assunto avancem mais para poder emitir alguma certeza, porém acredito que o futuro será próspero para este assunto, até porque o ser humano, acredito que não seja só matéria e sim muita ENERGIA. A conferir.

    ResponderExcluir
  2. Incrível como tem gente querendo explicar o que não entende por 'tabela", simplesmente ouvindo outras pessoas e sem terem nunca vivenciado o fenômeno. Vão praticar, leva algum tempo mas depois seus conceitos serão bem diferentes, ou então, na falta de compreensão do que sentiram, dirão que sofreram "alucinação por estresse" ou coisa que o valha.

    ResponderExcluir
  3. Será? Ou é necessário ser diferente e mais evoluído, para conseguir viajar MERKABAH?

    ResponderExcluir
  4. Aconteceu duas vezes, quase na sequência comigo. Uma vez estava dormindo, acordei, levantei da cama fui em direção a porta do quarto mas não conseguia abrir a porta e como num passe de mágica estava deitado na cama (repetiu-se isso umas três vezes) até que finalmente consegui acordar definitivamente.
    Outra vez estava dormindo, mas parecia que estava acordado deitado na cama, senti como se alguma coisa puxava minha alma pra cima, eram um vento que ao mesmo tempo que puxava pra cima puxava pra baixo, foi uma sensação terrível, cheguei até a gritar socorro, até que finalmente acordei aliviado.
    PS: Não tenho nenhum problema de ouvido

    ResponderExcluir
  5. Mais uma teoria pra Boi dormir, Já não da mais pra esconder a necessidade humana de explorar a natureza já não se satisfaz com esse conto de exploração espacial, o grande despertar é explorar o que esta dentro de nós, como o mestre Jesus nos ensinou o caminho para o Eu interior, não é crença é pratico e baseado em experiências próprias de cada um
    .

    ResponderExcluir

Postar um comentário