Nevou no Deserto do Saara e os satélites registraram tudo


Nevou no Deserto do Saara e os satélites registraram tudo - Capa

Fotos de satélite revelam partes do Deserto do Saara cobertos de neve depois de uma rara tempestade de inverno.

O satélite Copernicus Sentinel-2 da Agencia Espacial Européia (ESA) conseguiu capturar uma visão inacreditável daquele que é um dos desertos mais escaldantes do planeta simplesmente coberto por uma considerável camada de neve.




As imagens mostram mais exatamente uma parte do Saara localizada na região noroeste da Argélia, que é considerada uma das regiões mais quentes do deserto inteiro.

As fotos foram feitas no dia 8 de janeiro de 2018, mostrando áreas cobertas por até 40 centímetros de neve que caíram no dia anterior.

Nevou no Deserto do Saara e os satélites registraram tudo - Img 1
Imagem do satélite Copernicus Sentinel/ESA CC BY-SA 3.0 IGO

"Muito da neve derreteu logo no final do dia seguinte, mas por sorte, o satélite Sentinel-2A estava no lugar certo na hora certa para gravar esse raro evento do Espaço", afirmou a representante da ESA Kelsea Brennan-Wessels.

Embora as temperaturas caiam muito durante as noites no deserto, a neve é extremamente rara já que depende de umidade para se formar, e como sabemos os desertos são extremamente secos, impossibilitando qualquer formação de neve.

Nevou no Deserto do Saara e os satélites registraram tudo - Img 2
Imagem NASA/OLI/SRTM

Mas dessa vez foi diferente, e as areias escaldantes ficaram cobertas de neve como no filme de ficção mais inacreditável.

Mas não se desespere: embora nevar no deserto seja algo muito raro, não é exatamente uma anomalia, já que existem registros de eventos anteriores similares.

As últimas vezes que eventos assim aconteceram nessa mesma região foi em fevereiro de 1979 e dezembro de 2016.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários