Vírus gigantes do Brasil são os maiores já encontrados no mundo


Vírus gigantes do Brasil são os maiores já encontrados no mundo

Dois tipos de vírus gigantes e muito sofisticados foram descobertos no Brasil, de acordo com uma publicação feita na revista Nature Communications.

Pertencentes a um novo gênero, os dois  espécimes foram nomeados Tupanvirus e têm uma complexidade genética jamais encontrada anteriormente.

Eles são mesmo tão grandes que podem até ser observados em microscópios comuns!




Mas antes que você se desespere e comece a desconfiar que esses super-vírus sejam perigosos, saiba que eles não atacam humanos e preferem infectar amebas apenas.

Os dois vírus gigantes foram encontrados em ambientes extremos, como aqueles onde as primeiras formas de vida na Terra se desenvolveram.

Um deles foi encontrado por Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal, nas lagoas de água altamente salgada e alcalina que ficam em Nhecolândia, na região de Corumbá.

Tupanvirus - virus gigantes - Img 1

O outro foi encontrado em sedimentos marinhos coletados por um robô da Petrobras na Bacia de Campos, na costa do Rio de Janeiro, há mais de 3 mil metros de profundidade.

Segundo os pesquisadores, os dois Tupanvirus descobertos possuem todos os genes necessários para incorporar os 20 tipos existentes de aminoácidos nas proteínas, e por isso podem "montar as peças" das proteínas de uma forma que normalmente só acontece com seres complexos.

Tupanvirus - virus gigantes - Img 2

Os pesquisadores acreditam que o Tupanvirus seja um elo perdido na evolução da vida, e pode forçar a revisão de conhecimento em muitas áreas da micro-biologia.

Jônatas Abrahão, professor do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é outro especialista que assinou a descoberta. Ele afirmou que o Tupanvirus oferece chances inéditas de pesquisa, podendo permitir descobertas extraordinárias na ciência.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários