Pra que serve uma bigorna?



Esse objeto nos acompanha desde a nossa infância, quando Jerry bolava um plano para matar o gato Tom (do desenho Tom e Jerry), ou quando o Papa Léguas era 'quase' pego pelo Coyote, nos famosos desenhos Looney Tunes.

Dá até pra pensar que a bigorna foi feita para ser usada SOMENTE como instrumento de tortura, mas não. A bigorna teve, e tem um propósito maior para existir.

Bigorna

Era sobre essa peça que os ferreiros apoiavam o material forjado que seria moldado à base de marteladas. Como a bigorna é uma material altamente resistente, ela diminui o esforço do ferreiro, pois a energia liberada em cada martelada é 'devolvida' para o martelo.




Antes da primeira bigorna de ferro surgir, no Egito antigo, um objeto semelhante (porém de pedra) já era usado na Pré-História. Mas foi na idade média que as bigornas tiveram o seu maior valor. Naquela época, elas eram essenciais para a criação de facões, espadas e armaduras nobres.

Ferreiro e bigorna

Nos dias atuais, raramente encontramos um objeto como esse. A bigorna começou a 'cair de moda' no final do século 19, quando os EUA abandonaram drasticamente o uso desses objetos após o lançamento de novas tecnologias.

Mas a bigorna teve outro uso para os norte-americanos. Algumas pessoas brincavam de lançá-las para o alto com a ajuda de explosivos (TNT), e foi assim que as bigornas ficaram famosas nos desenhos animados.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Tem muita bigorna a venda na internet. Os preços geralmente são altos. Uma bigorna simples pode custar centenas de reais. Queria comprar uma para pequenos trabalhos como entoretar e bater alguns ferros e latas, mas tive que optar por um trilho de trem, devido ao alto preço das bigornas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário