Você nem imagina o que é aquela coisinha rosa no canto do seu olho...


Você nem imagina o que é aquela coisinha rosa no canto do seu olho...

Provavelmente você nunca parou pra pensar nisso (e francamente, nós do 'Curto e Curioso' também não)... mas quando descobrimos o que ela realmente significa em nosso corpo, ficamos bastante impressionados com tamanha curiosidade!

Primeiro vamos ao básico, e pra isso devemos saber que o nome oficial dessa coisinha rosa no cantinho de nossos olhos é 'Plica Semilunaris'.

Ela tem algumas funções imunológicas, serve para manter a drenagem da lágrima, mantendo nossos olhos nem muito secos e nem muito úmidos, e também ajuda no movimento do globo ocular, lhe dando maior rotação assim como em algumas funções imunológicas.

Plica Semilunaris

Mas o que é realmente interessante sobre essa parte de nossa anatomia (que passa despercebida por todos) é outra coisa...




A 'Plica Semilunaris' é um vestígio evolutivo da época que nossos ancestrais, assim como vários outros mamíferos e primatas, ainda tinham a 'membrana nictitante', também conhecida como "terceira pálpebra".

Membrana nictitante
Sim, é isso mesmo! Sabe aquela membrana quase transparente nos olhos de pássaros, répteis e peixes? Os mamíferos (incluindo nossos mais remotos ancestrais humanos) também tinham essa "3ª pálpebra", que foi desaparecendo com o passar do tempo. Hoje em dia, o único primata que ainda mantem intacta sua 'membrana nictitante' é o Calabar Angwantibo.

Calabar Angwantibo

Agora, da próxima vez que você se olhar no espelho, pode tentar imaginar como seria sua aparência se ainda tivéssemos essa 3ª pálpebra, e provavelmente verá sua história evolutiva com outros olhos!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Vestígio de nosso ancestrais??? KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Todo dia aparece toneladas de vestígios da evolução e tem gente que simplesmente se nega a entender.

    ResponderExcluir
  4. Eu só sei que é nela que retiro as remelas

    ResponderExcluir
  5. Eu só sei que é nela que retiro as remelas

    ResponderExcluir
  6. A evolução é inegável, mas a própria teoria cria perguntas sem respostas, como por exemplo, por qual razão a mãe natureza nos escolheu para "ganhar" inteligência, já que nem de longe fomos os animais mais fortes e adaptados.
    E nem me venha com papo de polegar opositor... O panda, por exemplo, tem dois...
    Jamais explicará evolução tão rápida como a que se deu nos humanos e também não pode ser explicada de acordo com a necessidade biológica... Afinal, se estávamos bem, qual a razão de evoluir pra essa forma de hoje?
    Entendo a teoria da evolução como prova de que a vida se adapta e só.
    O resto da "evolução" ainda é um mistério, mas somente por quem realmente acha que estamos sozinhos nesse vasto universo, ou será um multiverso?
    Enfim... Desde a criação do homem até mutações pontuais em vegetais "estratégicos" eu acredito em intervenção.
    Pra mim, somos um enorme laboratório.
    Do criador.

    ResponderExcluir
  7. 1 de moeda 25 ,4 de 10 e 5 das olimpíadas uma é do mascote e dos 40 e 50 anos do banco do Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Vestígio evolutivo é embaçado. Não é simples entender que cada espécie fora criada de forma particular mas, também não é difícil. Porém, sempre alguém quer impor sua crença na não criação. Alguns chegam a dizer que a ciência e a fé não andam lado a lado, o que não é verdade. Sem fé, não há ciência e vice versa. A ignorância impera em quem tenta colocar as duas coisas como adversárias, mais do que aquele que teima na evolução. Pra quem não entendeu onde quero chegar, o que falo é que, o problema não é a ciência, é alguns seres humanos usando a ciência para impor a sua descrença. Quem cai é ignorante demais para perceber que está sendo induzido por uns pseudos cientistas pois, da mesma forma que julga os que tem fé em um criador, eles estão tendo fé em uma ser humano imperfeito e, muitas vezes, mentiroso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário