O que você vê nessa imagem? Depende da sua idade!


O que você vê nessa imagem depende da sua idade - O que você vê - Capa

Um recente estudo revelado na publicação cientifica 'Nature', feito na Austrália pelos especialistas em psicologia Michael E. R. Nicholls, Owen Churches e Tobias Loetscher mostrou de forma inequívoca como nossa interpretação das coisas pode ser alterada de acordo com a nossa idade.




Segundo o estudo, uma mesma imagem de ilusão de ótica pode ser vista de forma completamente diferente por jovens e pessoas mais velhas. Mas antes de revelarmos o que cada grupo enxerga, dê uma olhada na gravura pra descobrir o que você vê:

Ilusão de ótica Mulher jovem ou velha
Imagem de 1915 de William Ely Hill "My Wife and My Mother-in-Law" - Wikimedia commons

E aí, o que você viu? De acordo com o estudo dos especialistas australianos, pessoas mais jovens geralmente enxergam uma moça jovem ligeiramente de perfil como se estivesse desviando o olhar meio para trás, com chapéu, colar e uma estola felpuda.

Já as pessoas mais velhas enxergaram uma senhora idosa de perfil, olhando ligeiramente para o lado esquerdo, com o queixo encaixado em meio a estola felpuda e chapéu parcialmente coberto por um véu.

Para tentar facilitar as coisas, ressaltamos e explicamos na imagem abaixo os traços que dominam as duas formas de ver a figura, onde o brinco da mulher jovem pode ser os olhos da idosa ou a boca da senhora de idade pode ser o colar da jovem.

Ilusão de ótica Mulher jovem ou velha - Explicação

Agora você conseguiu ver as duas formas distintas? Esperamos que sim, afinal temos que reconhecer que pode mesmo ser bem difícil ver a gravura de uma outra forma depois que fazemos nossa primeira interpretação.

De acordo com o estudo, do total de 393 participantes (242 homens e 141 mulheres) com idades entre 18 e 68 anos onde a média era de 32 anos, a maioria viu a mulher jovem primeiro ao visualizar a imagem por apenas 10 segundos.

A intenção da pesquisa era determinar "se nossa idade afeta a interpretação inicial de uma imagem no nível subconsciente". Mas mesmo se você viu primeiro a senhora idosa na gravura, lembre-se que somos tão jovens quanto queremos ser!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários