Ilha das cobras: conheça a ilha mais mortal do mundo, que fica no Brasil


Ilha das Cobras - Ilha da Queimada Grande

Você já ouviu falar da Ilha da Queimada Grande?

A Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras, fica em São Paulo, a 35 km do litoral. O acesso à ilha é proibido, restrito apenas a analistas ambientais e cientistas mediante autorização prévia. Até mesmo o desembarque na ilha é expressamente proibido pela Marinha do Brasil.

E não é à toa que a Ilha da Queimada Grande é chamada de Ilha das Cobras. Trata-se da ilha com o maior número de cobras, tendo cerca de 5 cobras por metro quadrado! É assustador! Além disso, não há mamíferos por lá... pode até ser que já existiram alguns ratos ou gambás em um passado remoto, mas com essa quantidade de cobras, a morte é só uma questão de tempo...

Ilha das Cobras

Em 2010, o site Listverse elegeu a Ilha da Queimada Grande como o pior e mais perigoso lugar do mundo para se visitar, à frente até mesmo de lugares como Chernobyl. Até para especialistas em técnicas de sobrevivência, a Ilha das Cobras é um lugar fatal. Ela é o "calcanhar de Aquiles" de qualquer aventureiro. Ninguém arrisca visitar esse lugar, e passar uma noite por lá pode ser a última experiência de vida...




Não existem praias na ilha das cobras, pois sua costa é rodeada por rochedos e penhascos. Ela fica mais próxima das praias de Itanhaém e Peruíbe, a cerca de 30 km de distância.


Origem do nome Ilha da Queimada Grande

A ilha se chama Queimada Grande porque os pescadores locais costumavam desembarcar na ilha, e só era possível após atearem fogo nas encostas, a fim de afugentar a incrível quantidade de serpentes que impossibilitavam o acesso à ilha. Atualmente, ninguém arrisca passear por lá.




Os perigos da ilha das cobras

Se alguém fosse exilado nessa ilha, ou desembarcasse por engano e não tivesse como sair de lá, a morte seria apenas uma questão de tempo. Não há fonte de água potável e o calor é escaldante; o desembarque é quase impossível; as trilhas são íngremes, e repletas de aranhas venenosas, e claro, com muitas, muitas cobras. Milhares delas!

jararaca ilhoa

A espécie de cobra mais endêmica nessa ilha é a Jararaca-Ilhoa (imagem acima), que corre sério risco de extinção, assim como diversas serpentes da região. Segundo cientistas, a Jararaca Ilhoa é a cobra venenosa com a peçonha mais potente do mundo.


Como as cobras foram parar na ilha?

Acredita-se que a "Ilha das Cobras" tenha se formado há 55 milhões de anos, e que por muitos períodos, ela era ligada ao continente. Entre 10 mil e 12 mil anos atrás, quando terminou a última glaciação na Terra, por conta do aumento do nível do oceano, a área acabou sendo cercada pelo mar.

As serpentes da ilha, que provavelmente eram da mesma espécie do continente, ficaram ilhadas, e sem pequenos mamíferos pra caçar, precisaram se adaptar à vida em cima de árvores, afinal, a principal alimentação seriam as aves migratórias. Talvez seja por isso que o veneno da Jararaca-Ilhoa seja cerca de 5 vezes mais potente que o da Jararaca comum, pois se a peçonha não matasse a presa rapidamente, ela poderia voar e acabar caindo em uma outra área, impossibilitando a refeição.

Jararaca Ilhoa


As Jararacas podem matar, mas também podem curar...

Apesar de mortais, as Jararacas são verdadeiras salva-vidas. Em 1948, cientistas e pesquisadores brasileiros descobriram o vasodilatador bradicinina, que tem ação anti-hipertensiva e que deu origem aos remédios que combatem a hipertensão.

Apesar de ser um lugar mortal, existem pessoas que praticam a bio-pirataria, e visitam a ilha para retirar alguns exemplares de serpentes, a fim de produzirem remédios para o mercado negro. Por outro lado, diversas ONGs e entidades governamentais monitoram a ilha para combater o tráfico ilegal de animais.

E aí, arriscaria passar uma noite na ilha mais perigosa do mundo?

Fonte: Wikipedia / NatGeo / Site oficial Ilha da Queimada Grande
Imagens: João Marcos Rosa / NatGeo





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. O pessoal do programa A liga da Band foi até lá,apavorante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandra Garcia: Será que existe no Youtube algum vídeo desse programa da Band ?

      Excluir
  2. eu moro em mongagua e da pra ver a ilha. inclusive da pra ver a luz do farol piscando, ja fui pescar em volta dela e ninguem se arrisca em desembarcar,sem esquecer da outra ilha que fica proximo tambem. mais essa é tranquila.

    ResponderExcluir
  3. Bela reportagem.
    Devido a propaganda de outros países, todos acham que as cobras mais venenosas do mundo, vivem só na Australia, Africa, EUA etc.
    Infelizmente, por falta de propaganda séria do nosso governo, muitos desconhecem a Jararaca Ilhoa ("Bothrops Insularis"), que além de possuir um super veneno, tem também a capacidade de ser hermafrodita, com o fim de preservar sua espécie. Seu veneno devastador, age imediatamente imobilizando sua vítima, proporcionando a pequena e mortal cobra, que tenha garantida sua refeição. Tal espécie é presente exclusivamente nessa ilha e aqui no Brasil e não fica atrás de nenhuma outra cobra venenosa existente aqui ou em outros países.
    Acredito que, nem mesmo tal fato é de conhecimento, por exemplo, do Ministério do Turismo, pois por falta de propaganda adequada, smj., pensam os estrangeiros que aqui só existem bundas e bandidos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! No Brasil os governantes só em assaltar os cofres públicos, um banho de corruptos que não pensam no progresso do nosso país... só se preocupam com si próprio... lamentável... uma vergonha

      Excluir
    2. Verdade! No Brasil os governantes só em assaltar os cofres públicos, um banho de corruptos que não pensam no progresso do nosso país... só se preocupam com si próprio... lamentável... uma vergonha

      Excluir
  4. Obrigado pela explicacao, o Discovery channeel, aqu na Australia, esta mostrando uma serie chamada Treasury Quest, em que procuram um tesouro escondido proximo a Ilha das cobras, nao sei o quanto essa serie foi autorizada a entrar la, contudo, muitos australianosestao assistindo e provavelmente a Ilha das Cobras ira se tornar um roteiro de visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa serie está sendo transmitida agora pelo Discovery Brasil, o primeiro episodio foi hoje, 15/11/15, quero ver se vao mesmo entrar na ilha...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Como podemos saber se eles têm autorização? Será que existe algum lugar para comprovarmos? Outra coisa é se eles encontrarem alguma coisa, de quem é o tesouro?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Belíssima reportagem, muito interessante, eu nem sabia q existia essa ilha aqui no Brasil, ainda mais com a cobra mais venenosa do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Belíssima reportagem, muito interessante, eu nem sabia q existia essa ilha aqui no Brasil, ainda mais com a cobra mais venenosa do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Da praia da Cibratel em Itanhaem conseguimos avista-lá.

    ResponderExcluir
  8. Da praia da Cibratel em Itanhaem conseguimos avista-lá.

    ResponderExcluir
  9. Da praia da Cibratel em Itanhaem conseguimos avista-lá.

    ResponderExcluir
  10. Vai passar uma reportagem no Discovery Chanel sobre a Ilha das Cobras

    ResponderExcluir
  11. Vai passar uma reportagem no Discovery Chanel sobre a Ilha das Cobras

    ResponderExcluir
  12. já fui lá pescar diversas vezes! Era realmente assustador, principalmente quando tinha alguma tempestade!

    ResponderExcluir
  13. Estou assistindo no Discovery, sobre a ilha das cobras e não sabia que era tão perto, assustador... mas será que tem tesouro mesmo?

    ResponderExcluir
  14. Claro que não ,isso é um mito pois já estive por lá e comprovei não exite tesouro algum

    ResponderExcluir
  15. Da janela do ap na Praia do Sonho Itanhaem vejo as duas ilhas, queimada grande e queimada pequena.

    ResponderExcluir
  16. Estou assistindo discovery muito bom bom

    ResponderExcluir
  17. Gostaria muito de conhecer quero ter este privilégio ainda muito bom asiático todos os capítulos será que vão produzir mais algum ?

    ResponderExcluir
  18. Massa a Reportagem do Discovery, não tinha conhecimento dessa ilha aqui no Brasil, um ponto importante aqui em nosso pais, que o Governo Estadual da região e o Governo Federal não divulgam, pelo que assisti no Discovery, a ilha é realmente terrivel, acho que deveria ter um controle destes animais que são terrivelmente mortais, a ilha poderia ser um polo de turismo, o pessoal que fez este documentário lá não sei se foram autorizados pelas autoridades do Brasil à entrar na ilha, fiquei sabendo através do próprio documentário que viveram pessoas lá na ilha e que foram todas mortas pelas cobras, uma morte terrível !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jamais eles iriam filmar lá nem tem condições estão com gravações e titulo só da ilha das cobras .Discovery Channel, só usa o nome da ilha das cobras kkkkkk acredite se quiser acompanho a serie caçadores do tesouro perdido usa só o nome na ilha da queimada grande conhecida como ilha das cobras minguem entra lá.

      Excluir
  19. Eu adorava assistir ilha das cobras na Discovery mas infelizmente parou de passar.Lugar incrível e aterrorizante no, Brasil e eu nen sábia que existia... Adorei...

    ResponderExcluir
  20. Eu adorava assistir ilha das cobras na Discovery mas infelizmente parou de passar.Lugar incrível e aterrorizante no, Brasil e eu nen sábia que existia... Adorei...

    ResponderExcluir
  21. Por que pararam de passar essa série... poxa, adorava!

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca pensei que existisse uma ilha so de cobras no Brasil eu to vendo hoje no Discovery adorei

    ResponderExcluir
  23. muito interessante! existem várias lendas, acredito que todas são verdadeira. pois um lugar que existe mais de 4.00 mil cobras segundo a pesquisa.

    ResponderExcluir
  24. sou de peruibe e da pra ver elas certinho kjj

    ResponderExcluir
  25. Minha tia tem uma casa no guaraú (região de peruibe) e de la da pra ver a ilha

    ResponderExcluir
  26. Vamos colocar lá nossos políticos que estão saqueando tudo, e deixarem lá só um dia , se conseguirem ficar um dia ganham a liberdade.
    E/T: to achando que é capaz deles comerem as cobras kkkkk

    ResponderExcluir
  27. Dizem que existe um grande tesouro por lá.

    ResponderExcluir
  28. Mentiroso, o farol ta desativado a muitos anos kkkkk

    ResponderExcluir
  29. Estou vendo nesse exato momento a reportagem sobre os tesouros da ilha das cobras no discovery Chanel.

    ResponderExcluir
  30. https://www.facebook.com/beto.lopes.161 estamos programando outra ida até lá..

    ResponderExcluir
  31. uau esa ilha e mesmo espetacular e muito perigosa pena que nao da para visitala ela muito intrigante nao e mesmo

    ResponderExcluir
  32. jamais eles iriam filmar lá nem tem condições estão com gravações e titulo só da ilha das cobras .Discovery Channel, só usa o nome da ilha das cobras kkkkkk acredite se quiser acompanho a serie caçadores do tesouro perdido usa só o nome na ilha da queimada grande conhecida como ilha das cobras minguem entra lá.

    ResponderExcluir
  33. Eu moro proximo a mesma e é tudo fantasiado ja fui diversas vezes la e quando o mar esta baixo o local fica povoado de gnt sentado na areia conversando e etc..

    ResponderExcluir
  34. Ilha das cobras é o Brasil amanha.
    Ou já o é?

    ResponderExcluir

Postar um comentário