Ano Novo bizarro: descubra os rituais e comemorações mais estranhos do mundo


As comemorações mais estranhas do Ano Novo no mundo

O Ano Novo é um dos eventos mais importantes e celebrados na maioria dos países, e se você já está cansado da mesmice, e quer passar um Ano Novo diferente, que tal conhecer as comemorações estranhas de Ano Novo de outros países?

Ano Novo ao redor do mundo - Festas exóticas

Mas se prepare, pois algumas celebrações podem ser bem diferentes e até 'exóticas'! Você nem imaginava que as comemorações podiam ser tão estranhas e interessantes. O mundo parece bem maior com a diversidade de culturas.

Ano Novo em outros países

Fizemos uma gigantesca pesquisa e conseguimos reunir várias curiosidades pra você saber como outros povos e culturas costumam comemorar o réveillon! E você vai ter bastante assunto pra pra festa da virada de ano, e pode surpreender seus amigos e familiares com curiosidades incríveis!


Alemanha - Porquinhos da sorte

Ano Novo Alemanha
Nas grandes cidades a comemoração se parece bastante com a nossa, eles até costumam se vestir de branco e ver a queima de fogos da virada de ano. Mas existe um detalhe diferente: lá os porquinhos são símbolos de sorte e fartura, e por isso, as casas alemãs costumam ser decoradas com porquinhos de chocolate e marzipã.




Arábia Saudita - Sem bagunça

ano Novo Arábia Saudita
Os sauditas seguem um calendário próprio do Islã, que começou pela "Hégira", data da ida do profeta Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622, e segue os ciclos lunares, dessa forma a data de seu Ano Novo acaba caindo em várias datas diferentes do nosso calendário. Não existe nenhuma comemoração nem qualquer tipo de festa em 1º de janeiro, sendo  inclusive proibido por uma lei religiosa chamada "Fatwa", comemorar datas que não obedeçam as tradições Islâmicas. A polícia religiosa fiscaliza tudo, pra garantir que ninguém fuja as tradições do Islã vendendo ou comprando presentes e comemorando o Ano Novo do ocidente, e muitos outros países islâmicos seguem essa mesma linha.


Camboja - Pés limpinhos

Ano Novo Camboja
O Ano-Novo cambojano é chamado de "Chaul Chnam Thmey" e acontece no dia 13 ou 14 de abril, coincidindo com o movimento do sol atravessando os signos de Peixes e Áries, de acordo com as tradições budistas. As crianças e adolescentes lavam os pés de seus pais e avós, como sinal de humildade e respeito aos mais velhos e aos antepassados. Como prêmio, recebem suas bênçãos par o novo ano que vai começar.


Canadá - Promessas geladas

Ano Novo Canadá
Sabe aquelas promessas de fim-de-ano, tipo parar de fumar, emagrecer, etc? Os canadenses têm um jeito divertido de forçar os amigos a manter a palavra: no dia 1º de janeiro, eles mergulham nos rios de águas congelantes (afinal lá é inverno nessa época) em troca das promessas de amigos ou familiares. Eles chamam esse costume de “mergulho do urso-polar”.


China - Passando a limpo

Ano Novo China
O verdadeiro Ano Novo chines segue o calendário lunar e começa após a segunda Lua Nova do solstício de Inverno (que pra nós é o solstício do Verão) no dia 21 de dezembro, e só termina entre os dias 21 de janeiro e 19 fevereiro. Os chineses costumam fazer uma grande faxina na casa, alguns dias antes do réveillon, pra se livrar da "sujeira velha" e começarem um ano limpo! Também costumam usar muito vermelho na decoração pra atrair boa sorte.


Colômbia - Bate no boneco

Ano Novo Colômbia
A tradição colombiana se parece com um costume brasileiro de outra data: a malhação de Judas. Eles fazem um boneco de pano chamado Año Viejo (Ano Velho), com o rosto de uma personalidade polêmica ou malvista e depois o espancam e incendeiam em seguida!


Dinamarca - Em pratos limpos

Ano Novo Dinamarca
Na noite de Réveillon é uma tradição dinamarquesa deixar pratos com comida na porta da casa dos amigos ou familiares mais queridos. Quanto mais pratos na porta, mais amigos a pessoa tem. Mas também existe uma variação mais estranha desse costume: as pessoas também quebram pratos na frente da porta dos amigos! E no 1º  dia do ano já começam trabalhando pra limpar a bagunça...


Equador - Queimando o passado

Ano Novo Equador
Os equatorianos costumam fazer fogueiras, e despejam nelas tudo aquilo que não querem levar adiante no próximo ano. É um tipo de ritual de Ano Novo que queima e purifica o passado pra começar um ano renovado.


Escócia - O 1º a chegar

Ano novo Escócia
A tradição mais popular é chamada 'Hogmanay', que é nome de um biscoito de aveia distribuído às crianças nessa época do ano. O segredo pra passar o ano novo 'no azul' é prestar atenção na primeira pessoa a entrar na sua casa após a virada de ano. Estranhos, por exemplo, seriam um bom sinal pras finanças, pois podem significar coisas novas (e boas)! Essa crença também é popular no norte da Inglaterra.


Espanha - Boca cheia

Ano Novo Espanha
Para ter boa sorte no ano que vai começar, os espanhóis comem 12 uvas (uma a cada badalada da meia-noite) na "noche vieja" (Noite velha), como eles chamam o 31 de dezembro.


Estados Unidos - A alegria dos beijoqueiros

Ano Novo Estados Unidos
Para os norte-americanos, um costume muito popular na hora da virada de Ano Novo é beijar as pessoas queridas embaixo de um ramo de visco, que é uma planta comum por lá. Essa tradição também é bem comum em vários países europeus.


Filipinas - Rodando e prosperando

Ano Novo Filipinas
Lá a tradição é usar roupas com estampas de bolinhas e comer coisas redondas na noite de Ano Novo. Os filipinos acreditam que os círculos são símbolos de prosperidade, da continuidade e do infinito, já que não dá pra saber onde eles começam e terminam!


Finlândia - Formas místicas

Ano Novo Finlândia
Se você gosta de coisas místicas, vai gostar do ritual dos finlandeses: eles derretem um pouco estanho e jogam na água fria. Depois que ele se solidifica novamente, eles tentam interpretar as figuras que se formaram, que teriam o poder de prever como será o novo ano!


Inglaterra - Visita surpresa

Ano Novo Inglaterra
Os ingleses enfrentam o frio de dezembro e, à meia-noite, abrem a porta dos fundos de suas casas pro "ano velho" ir embora. Depois, pedem ao primeiro homem moreno (?) que passar na rua que entre pela porta da frente carregando sal, carvão e pão. Assim, eles acreditam garantir comida (pão), dinheiro (sal) e aquecimento (carvão) a todos da casa o ano inteiro.


Índia - Ano Novo o ano inteiro!

Ano Novo India
Se você adora comemorar o Ano Novo, e acha pouco ele só acontecer uma vez por ano, deveria ir para a Índia! Lá, por causa do Ano Novo Hindu, eles comemoram pelo menos 3 "Anos Novos" diferentes: 1º de março no sul do país, 1º de outubro  no leste e no centro indiano, e 14 de abril  para a comunidade tâmil! As festas incluem lamparinas, incensos e fogos de artifício para afastar as forças do mal. E o melhor: Dá pra comemorar o Réveillon ano inteiro!


Israel - O futuro é agora!

Ano Novo Israel
Eles estão 3.761 anos a nossa frente! O ano novo judaico, que é chamado de "Rosh Hashaná" (em hebraico ראש השנה ) significa literalmente "cabeça do ano". A virada acontece no primeiro dia do mês de " Tishrei", que é primeiro mês do ano no calendário judaico e cai em setembro pelo calendário gregoriano (que é o nosso).  O Ano Novo também é conhecido como "festa das trombetas", e dura dois dias.


Itália - Sai de baixo!

Ano Novo Itália
Os italianos seguem várias "simpatias de Ano Novo": comem lentilha pra trazer boa sorte, usam um peça de roupa vermelha, beijam alguém embaixo de uma planta chamada Visco, vestem uma roupa nova e jogam fora uma velha... Na Sicília, nenhuma tarefa é iniciada perto da virada, porque não terminá-la ou fazê-la às pressas dá azar. Em Nápoles, jogam-se pela janela objetos velhos para se livrar das coisas ruins do ano velho.


Japão - #PartiuJapão!

Ano Novo Japão
Eles adoram mandar cartões de Ano Novo, são pelo menos 2 bilhões de cartões enviados todo ano. E mais curioso ainda, é que as as crianças japonesas gostam mais do Réveillon do que do Natal, e têm uma ótima razão pra isso: a tradição por lá, chamada "otoshidama",é dar dinheiro aos pequenos. Para alguém no colegial, por exemplo, o valor fica entre 5 mil e 10 mil ienes (R$ 125 e R$ 270) de cada adulto!


País de Gales - Devo não nego, pago esse ano...

Ano Novo País de Gales
Para os galeses, a meia-noite do dia 31 de dezembro é o prazo final para pagar todas as dívidas do ano. Eles acreditam que começar o ano devendo traz má sorte e os condena qualquer um a passar o resto do ano no vermelho!


Peru - Escadas e tapas

Ano Novo Peru
São basicamente 2 tradições, uma simples e outra mais arriscada. Na bem simples,eles apenas sobem uma escada na hora da virada, assim, já começam o ano subindo na vida! Já na arriscada, eles se encontram em um festival chamado "Takanakuy", pra brigarem pela última vez com seus inimigos, e assim começarem o ano livre de desavenças!


Suiça - Sorvete e concurso de lanternas

Ano Novo Suiça
Os suíços tem várias tradições curiosas: na cidades maiores eles não se vestem de branco, e costumam jogar um pouco de sorvete no chão à meia noite. Já nas cidades menores, Devido a uma antiga lei que exigia e vistoriava as casas, que deveriam ter iluminação de emergência, centenas de crianças costumam sair com lanternas feitas a mão, e caminham pelas redondezas escuras. Em certos pontos, jovens e adultos cantam hinos e canções acompanhados de uma banda. Para encerrar a noite, as pessoas cantam músicas alegres e na noite de Ano-Novo, as lanternas são avaliadas em um concurso e as melhores recebem prêmios.


Tailândia - Festa refrescante

Ano Novo Tailândia
Chamado de Songkran, o Ano Novo tailandês é comemorado com pistolas de água, com todo mundo se molhando! Esse costume começou como uma forma de benção. A água que eles usam é primeiro derramada sobre uma estátua de Buda, pra ser purificada e abençoada, e depois atirada com pistolas, ou qualquer outra coisa, uns nos outros. Até os turistas se divertem!


Venezuela - Dinheiro, viagens e fogo

Ano Novo Venezuela
Os venezuelanos seguem vários rituais de Ano Novo: Para atrair dinheiro, eles guardam uma nota de dólar no sapato. Para atrair viagens, eles pegam suas malas (vazias mesmo) e dão uma volta no quarteirão na hora da virada. E para se livrar das coisas ruins do ano velho, eles costumam fazer uma lista de coisas chatas que aconteceram no ano e depois a queimam!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários