Quando pensamos no Caribe logo imaginamos aquelas praias lindas, ilhas paradisíacas, com águas inacreditavelmente azuis e límpidas...
Sim, os destinos turísticos caribenhos são mesmo deslumbrantes, mas infelizmente a degradação de algumas partes já coloca em risco todo esse paraíso.
E como não poderia deixar de ser, tudo se deve a irresponsabilidade humana com relação ao meio-ambiente.
As "Ilhas de lixo" em questão ficam entre as costas de Honduras e Guatemala. Trata-se de várias camadas de rejeitos de todos os tipos, como materiais plásticos descartáveis, embalagens, roupas, garrafas, e até mesmo cadáveres.
E recentemente fotos revoltantes desse problema ecológico se espalharam pelas redes sociais e chocaram o mundo. A maioria das pessoas não conseguia acreditar que algo assim realmente existia em um local conhecido por suas praias paradisíacas.
A fotógrafa britânica Caroline Power foi uma das pessoas que publicaram fotos do "mar de lixo" que se formou nas proximidades da ilha turística de Roatán em Honduras.
As imagens rodaram o mundo e surpreenderam muita gente que nem imaginava que essas ilhas imundas existissem.
Depois de muita repercussão negativa, autoridades de Honduras e da Guatemala resolveram se reunir para tentar solucionar o problema, mas infelizmente isso não aconteceu de maneira satisfatória.
Os dois governos trocaram acusações de quem seria afinal o maior responsável pela poluição e não chegaram a nenhuma solução definitiva sobre o problema.
E enquanto isso as ilhas de lixo do Caribe continuam crescendo e já ameaçam muitas praias e regiões de alto valor turístico com eventuais "marés emporcalhadas".
E nós só podemos esperar que os governos locais se conscientizem (senão pela ecologia, pelo menos pelo interesse econômico da região) e se dediquem a resolver esse terrível problema definitivamente.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Somente podem resolver estes problemas as autoridades copetentes quê estão no poder pelo povão.
ResponderExcluir