Túneis Secretos em SP - Enigma de Rio Claro intriga arqueólogos


Túneis Secretos em SP - Enigma de Rio Claro intriga arqueólogos

Túneis secretos sempre chamaram a atenção de pesquisadores, mas no Brasil esse tipo de construção não parecia muito comum... até agora!

A cidade de Rio Claro, com cerca de 200 mil habitantes, no interior de São Paulo, sempre foi um local pacato. 

Até que na década de 1970 foram descobertos alguns túneis misteriosos.




O assunto permaneceu relativamente esquecido por mais algum tempo até que em 1990, durante a reforma de um antigo casarão na rua 6, foram descobertos novos túneis secretos espalhados por uma ampla área no subsolo da cidade.

O assunto rapidamente se tornou um enigma, já que não havia nenhum histórico desse tipo de construção pela cidade.

As estruturas incluem um túnel revestido de granito escuro de 3 metros de altura e 20 metros de comprimento que passa debaixo de várias casas e ruas, e começava bem debaixo do quintal do velho casarão.

Túneis Secretos em SP - Enigma de Rio Claro intriga arqueólogos - Img 1

Posteriormente, alguns pesquisadores encontraram também frascos de remédios, tubos de ensaio e material de farmácia em geral guardados no interior das passagens.

Claro que depois disso, diversas teorias de conspiração e lendas urbanas foram surgindo. Mas novamente o enigma foi esquecido até 2013, quando o tal casarão ganhou um novo dono, que descobriu ainda mais túneis, incluindo uma sala de 5 metros de altura com teto abobado. 

Uma das paredes do local parecia conter um altar e uma caixa metálica enferrujada, que algumas pessoas acreditavam ser a alavanca de um elevador.

Túneis Secretos em SP - Enigma de Rio Claro intriga arqueólogos - Img 2

Mas afinal qual é o enigma de Rio Claro

Infelizmente ninguém sabe com certeza. Algumas pesquisas foram feitas através das décadas sem nenhuma conclusão definitiva.

Alguns moradores locais relatam histórias conspiratórias, sobre os túneis terem sido usados para rituais satânicos, ou que serviram de abrigo para uma "arca sagrada" ou até mesmo como esconderijo para a "cabeça de São João Batista", que foi decapitado e foi homenageado pelo município.

Túneis Secretos em SP - Img 3

Outras teorias falam sobre os túneis servirem de esconderijo de escravizados, visto que o município é tido como um dos primeiros no Brasil a libertar os escravos.

Já entre estudiosos a teoria mais aceita diz que os túneis secretos de Rio Claro devem sido construídos no século 18 ou em meados do século 19, no mesmo período da construção da residência do Barão de Porto Feliz, que foi erguida em 1864. Mas é só isso...

O assunto permanece bastante esquecido e até que novas pesquisas sejam feitas tudo vai continuar um mistério.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários