2012: Conheça o dia em que a Terra escapou de um grande desastre natural



Uma poderosa explosão solar que poderia ter danificado seriamente os sistemas elétricos e os satélites da Terra em 2012, foi anunciada recentemente pelos cientistas americanos.

Se a explosão solar tivesse atingido a Terra, teria causado estragos no campo magnético, semelhantes ao famoso evento de Carrington, em 1859, que foi a tempestade solar mais forte já detectada. Naquela época, o impacto derrubou o sistema de telégrafos dos Estados Unidos, de acordo com a Universidade de Berkeley.

Solar explosion

"Se essa explosão solar de 2012 tivesse atingido a Terra, seria provavelmente como o evento de Carrington, mas nos dias atuais, o efeito seria devastador, e poderia ter danificado toda a nossa tecnologia moderna", comentou Janet Luhmann, da Universidade de Berkeley.




Um estudo realizado em 2013 estimou que uma tempestade solar como a de 1859, representaria hoje um impacto de US $ 2,6 trilhões para toda a economia global!

A explosão solar em questão ocorreu no dia 23 de julho de 2012, e teria atingido a Terra diretamente se tivesse ocorrido 9 dias antes, segundo os cálculos de Janet Luhmann.

Solar explosion blackout.jpg

A tempestade solar seria tão intensa que afetaria o campo magnético da Terra, causando mudanças bruscas nas correntes elétricas, o que poderia facilmente fazer os transformadores pegar fogo, além de vários outros danos à nossa tecnologia.

O estudo completo dessa explosão solar foi publicado na revista Nature Communications. Ufa! Essa foi por pouco!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários