Uma poderosa explosão solar que poderia ter danificado seriamente os sistemas elétricos e os satélites da Terra em 2012, foi anunciada recentemente pelos cientistas americanos.
Se a explosão solar tivesse atingido a Terra, teria causado estragos no campo magnético, semelhantes ao famoso evento de Carrington, em 1859, que foi a tempestade solar mais forte já detectada. Naquela época, o impacto derrubou o sistema de telégrafos dos Estados Unidos, de acordo com a Universidade de Berkeley.
"Se essa explosão solar de 2012 tivesse atingido a Terra, seria provavelmente como o evento de Carrington, mas nos dias atuais, o efeito seria devastador, e poderia ter danificado toda a nossa tecnologia moderna", comentou Janet Luhmann, da Universidade de Berkeley.
Um estudo realizado em 2013 estimou que uma tempestade solar como a de 1859, representaria hoje um impacto de US $ 2,6 trilhões para toda a economia global!
A explosão solar em questão ocorreu no dia 23 de julho de 2012, e teria atingido a Terra diretamente se tivesse ocorrido 9 dias antes, segundo os cálculos de Janet Luhmann.
A tempestade solar seria tão intensa que afetaria o campo magnético da Terra, causando mudanças bruscas nas correntes elétricas, o que poderia facilmente fazer os transformadores pegar fogo, além de vários outros danos à nossa tecnologia.
O estudo completo dessa explosão solar foi publicado na revista Nature Communications. Ufa! Essa foi por pouco!
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário