A onda de choque de uma grande explosão é absolutamente assustadora!

4 comments

Você já ouviu falar em onda de choque ou estrondo sônico? Ela é um distúrbio de propagação que altera abruptamente a pressão, velocidade, temperatura e densidade do ar.

Uma onda de choque se forma quando a velocidade de algum objeto ultrapassa a velocidade do som (algo comum em explosões), provocando um aumento gigantesco na pressão desta região, que também recebe o nome de estrondo sônico.

Onda de choque de explosão

Ok, na teoria você já sabe como é que funciona uma onda de choque, mas você faz ideia de como ela acontece na prática?




No ano passado, um foguete russo explodiu devido à um mau funcionamento. Recentemente, imagens e vídeos sobre o caso foram liberados, e é absolutamente assustador o momento em que a onda de choque (ou estrondo sônico) atinge justamente o local de um observador desavisado que estava filmando o evento.




Meteoros podem causar ondas de choque

Elas podem acontecer a qualquer momento, basta um pedaço de rocha espacial explodir em nossa atmosfera! Acredita-se que o meteoro de Cheliabinsk tinha aproximadamente 10 toneladas de massa e 17 metros de diâmetros, e ao entrar na atmosfera da Terra liberou o equivalente a 500 quilotons de energia.

Para se ter uma idéia, a bomba nuclear jogada em Hiroshima liberou cerca de 13 quilotons de energia. Não é à toa que a explosão sobre a cidade de Cheliabinsk deixou centenas de feridos... depois de assistir à esse vídeo dá pra ter uma idéia...


Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Eu julgo ser FAKE, de ângulo (perfeito) da filmagem da queda do "meteoro", ás cores da explosão (com certeza irreais), etc

    ResponderExcluir
  2. Será que ninguém percebeu o ponto brilhante logo no começo do vídeo, acompanhe ele e verás que é o suposto meteoro, creio que ele deveria deixar um "rastro" logo no começo da sua entrada na atmosfera, então eu digo que é FAKE!!

    ResponderExcluir
  3. É impressão minha ou os dois comentários anteriores estão focados em um meteoro, enquanto o vídeo trata de uma explosão de um foguete?
    Não parece nada fake... basta ler o texto, antes de comentar.

    ResponderExcluir
  4. E um foguete que partiu com defeito e explodiu .este é o video

    ResponderExcluir