A imunda história do Banho Medieval é de assustar


História e curiosidades do Banho Medieval

Reis, rainhas, princesas, contos de fada, romantismo... A Idade Média compreende o período entre os Séculos V e XV, ou seja, entre os anos 400 até 1500.

E quando se fala na Era Medieval logo imaginamos algo lúdico, como estamos acostumados a ver nos contos da Disney e nos filmes. Mas na realidade, as coisas eram muito, muito diferentes mesmo!

Conseguimos compilar uma lista de curiosidades sobre o banho, daquelas que você sempre quis saber e nunca conseguiu descobrir! E alguns fatos são tão inacreditáveis, que você vai até duvidar, mas garantimos: todas as informações são baseadas em documentos históricos e relatos da época.

São fatos absurdamente (e às vezes miseravelmente) curiosos, e você vai se surpreender com costumes e ditados que ainda são muito comuns hoje em dia, mas que vem desde a antiguidade!

Banho uma vez por ano

Banho uma vez por ano
Naquele tempo, a maior parte da população tomava o primeiro banho do ano (!) em maio, que é o início do verão na Europa. Depois, em junho, era a época dos casamentos, inclusive pra aproveitarem que ainda estavam "bem cheirosos" do banho do mês passado... Mas pra garantir que estariam cheirosos mesmo, inventaram o buque da noiva, pra disfarçar algum possível odor "inesperado"!




Banheiras compartilhadas

Banho Medieval - Banheira Compartilhada
O tal banho anual era um verdadeiro ritual em família (e as famílias eram bem grandes naquela época). Todos tomavam banho em uma única banheira (que era mais um tonel rudimentar), e seguiam uma ordem rígida: O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa; depois (sem trocar a água, claro!), era a vez dos outros homens da casa, por ordem de idade; em seguida as mulheres, também por idade e, finalmente, as crianças. Os bebês eram os últimos a tomar banho, e quando chegava a vez deles, a água já estava tão suja que era possível perder um bebê lá dentro. É por isso que existe a famosa expressão em inglês "don't throw the baby out with the bath water" ("não jogue fora o bebê junto com a água do banho"), que hoje em dia é usada para os mais apressadinhos...

Realeza higiênica

Banho Medieval - Realeza
Depois de tanta porcalhada, você vai ficar feliz em descobrir que no palácio as coisas eram bem diferentes! Eles não tomavam apenas um banho por ano, como os pobres súditos imundos!... A realeza era considerada um exemplo de higiene e cuidados pessoais: segundo vários registros históricos, "eles tomavam banho, precisassem ou não, uma vez por mês"! Ou seja, às vezes, eles estavam até "muito limpinhos" desde o banho do mês passado, nem precisavam de outro, mas pra dar o exemplo, tomavam banho novamente mesmo assim (!)...

Qual a razão pra tanto medo de banho?

Roman Bath
Dentre muitas explicações, podemos citar algumas: Algo que é muito simples hoje em dia com o chuveiro, era muito mais complicado naquela época, quando a água tinha que ser aquecida em caldeirões, gastando lenha, que era um recurso valioso que deveria ser poupado para o inverno. Tomar banho dava muito trabalho mesmo, além do clima frio da Europa não ajudar nem um pouco. Outro forte motivo era a aversão cristã aos costumes romanos, para os quais o banho era uma atividade diária nas famosas termas ou saunas. Como os romanos tinham uma cultura muito mais permissiva em relação a sexualidade, acabou surgindo um "tabu" envolvendo a luxúria, o corpo, a libido, a vaidade, etc.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Em suma os europeus eram extremamente porcos e a igreja ajudava considerando o banho um pecado (quase). D. Maria I soberana de portugal se orgulhava de ter tomado pocos banhos na vida e era considerada pela igreja uma mulher honesta e recatada.

    ResponderExcluir
  2. Caras, era um problema mais climático e de ignorância mesmo. O camponês medieval nem tinha ideia do que era uma terma romana, e a maioria morreu sem saber direito o que foi o império Romano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína você tem mesmo toda a razão, o camponês medieval não sabia nem tinha a ideia do que era as termas romanas, mas...e corrija-me se estiver enganado, não foi nesta época que os portugueses descobriram o Brasil?
      Os indígenas brasileiros eram extremamente cultos, porque eles tinham vastos conhecimentos sobre o império Romano.
      Kkkkkkkk

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cara, será que você pode falar de onde você tirou essas informações? Qual livro e autor? Onde você pesquisou isso? Porque a higiene na Idade Média não era essa galhofa que você escreveu não.
    Naturalmente os banhos não eram diários, como estamos acostumados no Brasil, até mesmo por questões climáticas, mas daí a dizer que não haviam hábitos de higiene básica é um exagero tremendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sandro Augusto, essas informações são facilmente encontradas em vários estudos, se você fizesse uma rápida busca na internet encontraria inúmeras páginas corroborando a veracidade de nossa matéria e sua fidelidade histórica.

      Excluir
    2. O hábito de tomar banho (tal como nós, brasileiros, conhecemos) veio de nossos índios e não dos europeus que, até hoje, "economizam' e muito no hábito...

      Excluir
    3. Valeria, os Europeus, ainda hoje economizam, e muito, no hábito de tomar banho?
      Essa é a sua ideia?
      Então, se calhar, devia escolher melhor os europeus com quem se dá...
      É que se os que conhece são porcos, o problema é seu, se não conhece nenhum, não fale do que não sabe.
      Entendeu? Ou precisa de um desenho?

      Excluir
    4. Sou português, logo sou europeu, e é fácil aperceber-me da aversão que os restantes europeus, sobretudo da Europa do Norte, têm aos banhos. Há, de facto, um aspecto cultural. Podemos não gostar, até não concordar, mas ele existe.

      Excluir
    5. Bruno enfim alguém realista! Dora Dias, se a carapursa serve querida paciência! Essa "fama" não foi construída de um ano para outro mas sim ao longo da história. E "SIM" ainda hoje ela é muito válida! E não precisa ser europeus do norte como citou o Bruno. Franceses fedem e fedem demaaaaais.

      Excluir
    6. Dora Dias por fim alguém fez um comentário inteligente e sensato.
      Apenas quero escrever que quando estou a aproximar-me do Brasil sinto aquele cheiro a gente lavada, perfumada.
      No entanto gosto de voltar hà Europa porque para além de sentir o mesmo cheiro, sinto o cheiro a dinheiro e qualidade de vida que a maior parte dos lavadinhos brasileiros não tem.
      Fiquem desse lado do oceano e não venham para cá, nós somos muito porcos.
      A inveja é foda....kkkkkkk

      Excluir
    7. Pois este pedaço de terra estava muito bem obrigada, até a chegada de uns tais de Portugueses q cá vieram, se o Brasil existe hoje é por causa de Portugal e se deste lado não há dinheiro nem progresso, não há de espantar, tendo em vista que foi colônia de exploração por um rei fracassado e covarde. Portugal nesta mesma época ficou órfão de seu próprio governante q p ca fugiu e deixou os portugueses literalmente a ver navios. Se hoje Portugal é marginalizado dentro da Europa, é por causa de seus próprios soberanos incompetentes, os mesmos que trouxeram essa bagunça pra cá. Antes tivesse sido os ingleses.

      Excluir
  5. Duvidas? Vá a europa no verão e veras, ou melhor, sentiras nas narinas o quanto eles gostam de tomar banhos! Pegue um trem em París e sentiras um forte cheiro de cece misturado com perfume. Porque achas que usam tanto perfume?

    ResponderExcluir
  6. Uai! Mas não dizem que os europeus são gente fina, elegante e sincera?! Os arianos já no passado mostravam sua "superioridade". kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. medieval? hoje em dia em muitos países ocorre isso e bem pior. No Japão por exemplo, a tradição é o homem primeiro depois outros depois crianças e por última a mulher toma banho na água suja do ofurô. E é absurdo prejulgar o passado com regras do presente.

    ResponderExcluir
  8. Não somente o banho como escovar os dentes , são ávidos diários de nosso costume e que para eles é semanal , quando se faz uma vez por semana! Não é apenas uma questão de pesquise , pelo fato climático , em épocas frias as pessoas não se sentem sujas e consequentemente adiam a higiene. No Brasil herdamos a cultura indígena e a questão climática colabora, por ser uma região tropical de temperatura geralmente elevada nossas glândulas sudoríparas ganham grande potencial é o banho se torna necessário diariamente.

    ResponderExcluir
  9. Não somente o banho como escovar os dentes , são ávidos diários de nosso costume e que para eles é semanal , quando se faz uma vez por semana! Não é apenas uma questão de pesquise , pelo fato climático , em épocas frias as pessoas não se sentem sujas e consequentemente adiam a higiene. No Brasil herdamos a cultura indígena e a questão climática colabora, por ser uma região tropical de temperatura geralmente elevada nossas glândulas sudoríparas ganham grande potencial é o banho se torna necessário diariamente.

    ResponderExcluir
  10. meu avô era alemão e tomava banhouma vez por mês

    ResponderExcluir
  11. meu avô era alemão e tomava banhouma vez por mês

    ResponderExcluir
  12. http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/28/internacional/1435483359_779060.html

    ResponderExcluir
  13. Eu ca sou português e tomo todos os dias banho, de inverno uma vez por dia, e de de verão 3 ou 4 vezes, e so de inverno tomo banho de agua quente, primavera, verao e outono é de agua fria, seja a hora k for. Agoea é quase 1h da manha vou tomar o meu banho antes de ir p cama. Se não sintome sujo e mesmo que nao chere mal parece que cheiro. Por isso os europeus k nao tomam banho é por preguiça....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó era Portuguesa
      Tomava banho todo dia é depois passava alcoo no corpo com um paninho

      Excluir
  14. Não sei se oque disseram sobre os países ciados nos comentários é verdade,porque eu penso assim;antes de falar de algum lugar ou país eu teria que ter morado lá pra tirar a conclusão,se nunca morei lá não posso falar de algo que não sei,a higienização varia de cada pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais nesse caso é uma completa verdade, já conheci um alemão os ouvidos dele escorriam cera, um francês amigo íntimo tão porco que praticamente nunca tomava banho talvez 2 vezes por semana, além de aparentemente não escovar os dentes. E namorei um turco não é europeu mais não aguentei ficar com ele nem um mês sempre estava com bafo e cece. E também já namorei um americano super limpo apesar de morar em Londres, mas a meu ver os americanos e italianos são mais limpos, agora o resto é uma porcalhada que só. Os franceses então são tudo o que dizem e mais um pouco, fedidos demais.

      Excluir
    2. Rayssa Eulália sou europeu e com muito orgulho, no entanto existe gente porca em todo o lado, e pelo que vi e também cheirei até nesse seu país chamado Brasil.
      Você deve escolher os seus amigos e namorados pelo mau cheiro, olhe que eu desses não me aproximo, mas parece que já percebi o que cá veio fazer, com tanto homem que conheceu.
      Vou dar-lhe um conselho grátis, não venha para a Europa ou se está cá vá para o seu país, pois gente como você não faz cá falta nenhuma, só ocupa espaço.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Brasileiros são campeões em boa higiene. Fato. Europa é só turismo.

      Excluir
  15. Morei na Alemanha.e era costume la das pessoas q conheci. Banho na mesma agua para pai mae e filhos.

    ResponderExcluir
  16. Uma pesquisa feita em 150 países mostrou que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é higiene pessoal. Somos campeões na venda de produtos de higiene por número de habitantes, e tomamos em média 12 banhos por semana, o que significa o dobro da média mundial.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Resumo: Os europeus deveriam aprender hábitos de higiene e entusiasmo com os brasileiros e os brasileiros aprenderem hábitos de pontualidade e patriotismo com os europeus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário