Qual é o maior helicóptero do mundo?


Qual é o maior helicóptero do mundo?

Não, esse helicóptero da nossa foto de capa não é de verdade: foi só uma piada de 1º de abril sobre um helicóptero hotel, ou "hotelicóptero". As fotos se espalharam pela internet e muita gente acreditou que fosse real!

Mas no ramo dos maiores helicópteros do mundo de verdade, os russos continuam insuperáveis. Eles detém a maioria dos recordes. São helicópteros gigantes, que conseguem ser até maiores que a maioria dos aviões!

O maior helicóptero do mundo já construído 

O Mil Mi-12, também conhecido como V-12 (apelido NATO Homer) era simplesmente gigantesco, e na verdade era mais um avião adaptado com hélices (uma de cada lado) do que um helicóptero propriamente.

Helicóptero Mil Mi-12 - V12

Em agosto de 1969, esse mega-helicóptero conseguiu erguer uma carga de mais de 54 toneladas a uma altura de 2.255 metros, um recorde mundial que permanece até hoje.





Pra termos uma noção do tamanho desse helicóptero monstro, podemos compará-lo com o avião oficial da presidência do Brasil, apelidado carinhosamente de "AeroLula" (que inclusive poderia ser levantado facilmente pelo gigante russo!) :


Foram produzidos apenas 3 protótipos muito bem sucedidos. Porém esse gigante não está mais em operação. Um dos exemplares esta em exposição no Museu da Força Aérea Russa, próximo de Moscou. O outro está na fábrica de helicópteros Michail Leontjewitsch Mil, também na Rússia. E o terceiro e último protótipo foi desmanchado e já não existe mais.

O maior helicóptero do mundo ainda em operação

Ele não é tão grande quanto seu irmão maior, mas mesmo assim é gigantesco, e ao contrário do gigante aposentado, ele ainda está em operação! O Mi-26 Halo, também é gigantesco, e melhor ainda: ele se parece mesmo com um helicóptero como estamos acostumados a ver!

Helicóptero Mi-26 Halo

  • Comprimento:  33.73
  • Carga máxima: 25 toneladas
  • Passageiros: 100

Assim como seus colegas grandalhões, esse gigante foi projetado pra uso militar, mas hoje em dia é muito utilizado no mundo pra várias funções, como o transporte de cargas pesadas ou a instalação de grandes peças em locais de difícil acesso, como prédios altos ou regiões remotas.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários