Titanic: o mistério da Lua 'assassina' que causou o desastre


Titanic: o mistério da Lua 'assassina' que causou o desastre

Mais de um século se passou, e o naufrágio do Titanic ainda fascina o mundo. Aqui mesmo em nosso site podemos ver diversas curiosidades sobre o Titanic, e sua história está espalhada por toda a internet. Mesmo assim, cientistas continuam investigando a história, e novas revelações acabam surgindo.

Dessa vez, descobertas recentes revelam algo que a primeira vista, pode até parecer surreal ou místico, mas não é: trata-se de uma pesquisa genuinamente cientifica, indicando que a Lua teria sido uma das principais causadoras do desastre do Titanic!

Titanic Iceberg ahead

Tudo começou com os estudos astronômicos e climáticos realizados pelo Dr. Donald Olson, da 'Texas State physics faculty'. Suas pesquisas revelaram uma série de eventos, que depois foram inclusive estudados e aceitos por diversos outros cientistas e especialistas.




Os pesquisadores descobriram que o terrível acidente do Titanic (em 14 de abril de 1912), aconteceu apenas 3 meses depois de um raro evento astronômico: A Lua atingiu seu maior perigeu (maior aproximação com a Terra) em 1400 anos, em 12 de janeiro de 1912.

Evento lunar que influenciou o desastre do Titanic

Essa proximidade recorde da Lua reforçou sua atração gravitacional, causando marés altíssimas, que desprenderam um número anormal de icebergs na região da Groenlândia. Depois disso, as conhecidas correntes marítimas do Atlântico só fizeram seu trabalho de sempre, e deslocaram os icebergs rumo ao sul, bem a tempo de atravessarem o caminho do Titanic.

Ou seja, na época do desastre do Titanic, o mar estava infestado de inesperados icebergs, bastante incomuns e gigantescos!

Mapa do percurso do Iceberg que afundou o Titanic
Em branco as correntes marítimas, em vermelho a provável rota do Iceberg, e em amarelo a rota do navio

Claro que em última análise, o iceberg ainda foi o culpado direto pelo acidente do Titanic, mas os cientistas alegam que essa nova descoberta explica melhor a razão da grande e excepcional quantidade de blocos de gelo no oceano em 1912.

Acidente do Titanic




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Bastante interessante. A ciência sempre nos pregando surpresas,até sobre coisas que aparentemente não tinha mais nem o que se acrescentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito interessante ciencia espaço planetas histórias da humanidade me facina desde bem pequenino...

      Excluir

Postar um comentário