A história secreta do Lobisomem

40 comments
Lobisomem: o mistério do monstro que ainda assombra o mundo

O Lobisomem já faz parte do imaginário popular, e embora o tema pareça já ter sido explorado a exaustão, as estórias ainda continuam amedrontando muita gente mundo afora.

Na internet sobram relatos, supostamente reais, sobre a criatura, e nas cidades mais afastadas e regiões rurais, a sombra do lendário monstro ainda vaga misteriosamente pelo cotidiano.

Ataque do Lobisomem em vila medieval

Mas afinal, qual é a origem da lenda do Lobisomem? O Lobisomem existe mesmo? Para tentar responder essas perguntas, preparamos uma matéria especial, com todos os detalhes da criatura mais assombrosa e popular na maioria das culturas do planeta.

A origem do Lobisomem

Lobisomem - Mitologia Grega
A mitologia grega foi o ponto inicial da história do Lobisomem, quando Licaonte, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus, que como castigo, transformou-o em lobo. Um dos personagens mais famosos foi o lutador arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que se transformou em lobo nove anos após um sacrifício à Zeus.




O Lobisomem no mundo

Lobisomem no Mundo.jpg
A ideia básica é sempre a transformação de homem em lobo, já os detalhes podem variar. Veja como o Lobisomem é conhecido em outras partes do mundo:
  • Versipélio na Roma antiga;
  • Arbac-apuhc da Península Ibérica
  • Loup-garou na França e países de língua francesa;
  • Volkodlák para os eslavos;
  • Werewolf ou Dracopyre para os saxões, que deram origem aos termos utilizados hoje em dia: Warewolf em Inglês, ou Werwolf em alemão;
  • Óboroten na Rússia;
  • Hamtammr para os nórdicos;
  • Hombre-Lobo, Lubiszon ou Lubishome para os países de língua espanhola nas Américas Central e Latina;

O Lobisomem no Brasil

Lobisomem - rosto
Segundo a lenda de Lobisomem mais comum, quando uma mulher tem 7 filhas e, por último um homem, esse será um Lobisomem. Quando nasce, o bebê é pálido, magro e possui as orelhas um pouco mais longas. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio da noite se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a Lua.

Após a primeira transformação, a metamorfose continua acontecendo em todas as noites de terça ou sexta-feira, e o Lobisomem passa a visitar 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas, 7 encruzilhadas, etc. Por onde passa, o Lobisomem ataca os cachorros e destrói todas as luzes que vê, além de uivar aterrorizantemente. Quando está quase amanhecendo, o lobisomem volta a sua forma humana.

Segundo o folclore, existem várias formas para acabar com a maldição do lobisomem: A famosa bala de prata (que é a mais conhecida) ou uma pancada bem forte em sua cabeça. Algumas versões da história dizem que os monstros têm preferência por bebês não batizados, e isso faz com que muitas famílias ainda batizem suas crianças o mais rápido possível em muitas regiões no interior do país. Geralmente as pessoas mais velhas, que moram nas regiões rurais, ainda acreditam na existência do monstro.

No Brasil existe até uma cidade que elegeu o Lobisomem como seu patrimônio cultural: Joanópolis, no interior de São Paulo tem até um boneco do monstro que se transformou em ponto turístico.

A versão feminina do Lobisomem

Lobisomem Femea - Peeira
A 'Peeira' ou 'fada dos lobos' são as jovens que se tornam as protetoras ou companheiras do Lobisomem, que inclusive teriam o poder de comunicação e controle dos monstros. As Peeiras são muito comuns nas lendas de Portugal e da Galícia.

O Lobisomem existe de verdade?

Lobisomem no Brasil
Suposto Lobisomem encontrado no Sergipe
Claro que nem o mais louco cientista arriscou afirmar que a criatura existe ou já existiu de fato, mas diante de vários relatos, as dúvidas podem mesmo surgir. O fato é que a ciência considera impossível uma transformação nos moldes tradicionalmente descritos. Morfologicamente, biologicamente e anatomicamente (pelo menos até onde a ciência já investigou), mutações dessa natureza são impossíveis.

Do outro lado da história temos as pessoas e relatos que afirmam veementemente que o Lobisomem existe sim. São testemunhos enfáticos e bastante impressionantes sobre as mais bizarras aparições.

No fim, vale a regra individual. Normalmente as pessoas já têm uma opinião formada sobre a questão, e independentemente das evidências, acreditar ou não em Lobisomem, só depende de você mesmo.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

40 comentários:

  1. Acredite ou não mas é bem provável que ele existe sim! Existem relatos em minha família sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Bom eu sou fã de lobisomens e jogo skyrim com meu avatar que se transforma em lobisomem da raça crinos e digo eu acredito em lobisomens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já vi um eu e minha avó lá na usina não sei bem o nome do lugar por que e um pouco complicado e lá e fechado por morros e muitas árvores matas é nesse lugar só há um refugio que é a igreja mas a penas existe 1. caracteristica do lobisomem que eu vi
      .pelos negros mas um pelo brilhante
      .garras grandes e afiada como as unhas do wolverine
      .dentes grandes afiados maiores do que um dente de tubarão quase não da pra esconder dentro da boca por seus tamanhos
      .cheiro forte um cheiro podre como de carniça
      .medi uns 2 metros ou até mais
      .corpo extremamente forte (musculoso)
      essa são as caracteristica do lobisomem que eu e minha avó vimos.
      é também tenho o desejo de ser um lobisomem desde pequeno amei muito os lobisomem sou colecionador de filmes de lobisomem meu quarto e coberto por fotos poster de lobisomem

      Excluir
    2. Vc é um pirado, isso sim.

      Excluir
  3. eu amo eles.
    e ja vi um sim é muito assustador mais é perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim nos somos lindos :) kkk eusou lobisomem mas n sou desses que andam em duas patas sou uma loup-garou nasci na França e vim morar no Brasil porque meus pais andaram atacando o pessoal , pois naquele tempo eles não tinham controle ai a gente veio morar aq :) eu me chamo Sabrina , e quero explicar um pouquinho sobre os loup-garou.Começando:Nos não nos transformamos apenas em lua cheia , e nem só de noite , nos podemos nos transformar a hora que quisermos , o dia que quisermos e incrível ! E nos somos lobos normais so que somos maiores. Nos somos acostumados com doces e qualquer tipo de comida , mas nos gostamos mais de carne , e nos podemos ter gatos e caes , e normal se estivermos na forma humana , mas nos não podemos nos transformar perto deles e claro kkkkk , e por enquanto e so isso se quiser umas fotos minhas transformada em lobo e so me chamar no whats : 9745-3113 ;)

      Excluir
    2. Serio e por acaso que você "seje mesmo" e os cães e gatos tem alguma reação pq pelo oque eu sei e que nem toda raça canina ou felinos tem a mesma reação de ver um lobo e como se fosse da mesma origem mais são como se fossem rivais ;)

      Excluir
    3. E Outra Ponha Seu Ddd né Sabrina

      Excluir
    4. "Sabrina"queria saber um pouco mas de de vc!eu acredito muito em lobos mas tem pessoas que só falam e não é merda nenhuma.....só vc for um lobo mesmo me responde e Tira minhas dividas😉estou aguardando.bye

      Excluir
    5. Sabrina, Então Se Vc For Mesmo Poderia Me Dizer Como é Ser Um ?

      Ps-Posso pegar seu Whats ?

      Excluir
    6. Sabrina me add no Whatsapp 69 996023024.
      Onde moro tem Lobisomem. Sempre aparece nesse periodo de Quaresma. Ja vi Varias vezes. Alguns amigos meu que não acredita, hoje pode-se dizer que acreditam pois tbm ja viram.

      Excluir
  4. eu gostaria de ver essas fotos fabiane

    ResponderExcluir
  5. fabiane n consigo te chamar no wats;min chama pfvr..08198784-6969

    ResponderExcluir
  6. Vc n incluiu o seu ddd no numero, me chama no whats: 55 99238788
    Aguardo o seu contato

    ResponderExcluir
  7. Meio difícil acreditar pq tipo pq vc ai contar assim pra pessoa e de ter regras pra esconder isso eu comecei a pesquisar sobr os lobos quando tinha 9 anos hj sei mt mas ainda tenho mt coisa pra pesquisar tipo as raças , mas sei que tem regras pra isso
    comecei a pesquisar pq tinha visto um quando tinha oito anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano por onde vc fas as suas pesquisas pfvr responde

      Excluir
  8. Qem qizer se transformar de vdd chama la no face Nanda Nafhayat

    ResponderExcluir
  9. Puta merda tem que ser maluco para acreditar nessa conversa fiada.

    ResponderExcluir
  10. Wow agr tds viram um grande e mau alpha. Caga mt destes coments são estupidos tp eu não moro no brazil mas tp se uma alcateia de lobos fosse atacar um bando de pessoas isso seria noticia alguma coisa iria ser deitada para atraz são "licantropos" não serial killers

    ResponderExcluir
  11. Olá eu desconfio que tenho um familiar que é um lobisomen então se alguém que entenda sobre isso puder me chamar no whats eu agradeço 41 87630869

    ResponderExcluir
  12. Que vantagem um lobisomem teria em sair falando por aí que e um nenhuma correto eles preferem viver no anonimato encobertos pelas sombras alguém já viu algum lobisomem morto na frente aposto que não pq ?Pq se souberem quem são seriam facilmente caçados e mortos e assim seriam estintos nenhum lobisomem seria tão idiota a ponto de se entrega de bandeja sem luta

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente isso é ridículo

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eles existem . Jamais alguém vai provar que sim ou que não.
    Porque eles existem na imaginação de quem quer que eles existam e pra quem não quer , é simples :
    Eles verdadeiramente não existem

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu e minha família em época de festa junina, vimos um ele era bem grande e não tinha muito pelo, mas era preto, ele matou um homem na frente de todo mundo, eu tinha 12 anos, e hoje com 49,digo a todos, existe sim, mas escondidos, esse foi descoberto e ele mesmo se matou na linha do trem, pois sabia que tinha matado seu amigo, era um homem branco e velho, pois não queria ver outra vez um, eles são muito feio, e digo existe sim, e eles tem forma de um porco, e as pernas longas

    ResponderExcluir
  17. ESTOU CRIANDO UM CASAL, COMO É MUITO ASSUSTADOR UMA COISA DESSA, SÓ SAIO DE MADRUGADA COM ELES.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu ja pesquisei bastante sobre raças e as loup garou ou os garous sao os mais fortes eles podem dominar varios poderes misticos e sao bem lindos

    ResponderExcluir
  20. Você conhece os 5 tipos de LOBISOMENS? Dá uma olhada então :)
    https://www.youtube.com/watch?v=j2dD8AGT2iE&t=2s

    ResponderExcluir
  21. Olha, vou dar minha opinião. Eu acredito muito no sobrenatural. E tipo, sabemos que o sobrenatural existe, mas não sabemos o tipo da fonte que podemos enfrentar se ficarmos brincando com essas coisas. Lenda não é coisa que se brinca, elas são passadas através de gerações para somente transmitir conhecimento. Eu super acredito em bruxa, vampiro, lobisomem, etc... Mas sabemos que não temos provas de que existem, é humanamente impossível existir esse tipos de criaturas, se a ciência não explica, por quê vocês arrumam argumento para explicar?! Sabe, como eu disse, sobrenatural é algo que não se brinca, sabemos que ele existe, e que pode ser perigoso mexer com o que não sabe. Não é nada engraçado ficar falando por aí "Ah, sou um lobisomem, só me transformo quando quero", isso é ridículo! Além de idiota você está sendo hipócrita. Além de ser uma escolha sua falar o que desejar, é chato, sem noção, extremamente ridículo. Essas coisinhas também de "Ah, já vi um lobisomem, é aterrorizante", se você sonhou com um, legal, ninguém quer saber. Todos nós queremos ter poder, ser melhor que o outro, esfregar na cara do adversário seu potencial. Mas tem que aceitar que não existe, mas também isso não quer dizer deixar de acreditar, eu creio que sim, que um dia, possa existir um ser completamente inexplicável, que a ciência nunca teria chance de descobrir. Tudo na vida é questão de tempo, vale a pena pesquisar, mas, cuidado com o que você vai atrás, quem procura acha. Dei minha opinião, não me importarei com nenhum tipo de comentário me rebatendo, como eu disse é a minha opinião, cada um tem a sua, obrigado por ler. Giuliana, 13 anos
    Caso queira discutir sobre o assunto sobrenatural cmg +55 21 98738-3325

    ResponderExcluir
  22. Eu e minha família somos do interior de SP e por lá e muito comum histórias sobre lobisomens, muitas delas contadas por meu falecido avô que jurava ter encontrado um em suas andanças , mas uns 4 anos atrás quando minha esposa ainda estava grávida do nosso filho aconteceu em meio a madrugada uma situação no mínimo estranha , minha esposa acordou de madrugada porque estava ouvindo um ronco que parecia ser de um cachorro grande , seja lá o que era estava imóvel, logo depois também acordei com o barulho olhei pra ela e perguntei baixinho se ela estava ouvindo e ela disse que estava já um bom tempo, levantei fui verificar as portas e janelas se estavam fechamas e voltei pra cama , até então achei que poderia ser o cachorro do vizinho que tem um tamanho razoável, mas ele latiu logo em seguida na casa ao lado outros cachorros tambem latiram, e vieram em direção a minha casa mas nao chegaram no terreiro depois de muitos latidos um único cachorro avansou e em seguida foi agredido como se tivesse levado um chute muito forte em sua barriga , achei estranho porque os cachorros maiores nao tiveram coragem de chegar no terreiro somente um foi até lá, a qual foi agredido com um chute na barriga seja la o que estava por ali entrou mata adentro e foi embora, na manha seguinte acordei bem sedo e fui verificar em volta da casa não percebi nada de diferente a não ser na casa do vizinho Onde tinha algumas galinhas que amanheceram mortas e as que estavam vivas estavam bem assustadas, fui então procurar o cachorro que havia ido até minhá casa na noite que se passou e encontrei estava deitado perto de uma porta de madeira muito aborrecido e com os ouvidos sangrando sinal que o que bateu nele era maior e mais forte , bom pra finalizar eu não sei o que estava ali nem estou dusendo que era um lobisomem mas pelo ronco e tamanho era no mínimo assustador , não quis abrir a janela pra ver o que era pois minha esposa já estava de 7 meses de gravidez e fiquei com medo de assusta la , bom e isso quem gostá de uma boa história está e a minha

    ResponderExcluir