As fases da Lua e as bizarras mudanças no comportamento dos animais


a lua muda o comportamento dos animais

Existem diversas teorias e mitos que dizem que a Lua afeta o comportamento dos animais. Mas qual é a verdade sobre isso? O que dizem os cientistas? É verdade que a Lua muda o comportamento dos animais?

Pesquisadores e biólogos estudam sobre isso há séculos, e a resposta para a pergunta acima é: Sim! A Lua afeta drasticamente os hábitos de praticamente todos os animais.

De acordo com os especialistas, a Lua Cheia, por exemplo, faz com que a noite fique mais clara, e por isso, predadores noturnos se aproveitam dessa época, assim como as presas ficam mais ariscas e agitadas, afinal, elas podem ser pegas de surpresa na calada da noite.

Além disso, descobriram ainda que as fases da Lua incidem diretamente em épocas de acasalamento de várias espécias. Até mesmo os insetos mudam seus hábitos de acordo com o ciclo lunar, e olha que a Lua Cheia não é a única fase responsável por essas estranhas mudanças comportamentais. Confira algumas das mais bizarras:


Os maiores caçadores aproveitam a Lua Minguante

leõs atacam na lua minguante
Isso acontece porque durante a Lua Cheia, os leões, as onças e outros caçadores noturnos não são bem sucedidos, pois apesar da Lua Cheia facilitar a visão deles, facilita também a visão de suas presas. Por conta disso, esses animais ficam muito famintos durante a Lua Cheia, e logo que a Lua se torna minguante, as noites começam a ficar mais escuras, e é aí que eles entram em cena. Em alguns casos, eles acabam até atacando durante o dia... e também é durante a Lua Minguante que os maiores casos de pessoas mortas por leões acontecem na África.




Escorpiões brilham de acordo com a fase da Lua

escorpiões brilham na lua cheia
Os escorpiões têm um comportamento extremamente interessante que está relacionado com o ciclo lunar. Eles brilham muito durante a Lua Cheia, pois a radiação UV proveniente da Lua reage com suas proteínas e acende uma coloração neon incrível em suas carapaças. Como são caçadores noturnos, isso ajuda a espécie a ter mais segurança nas "noites de trabalho".

Animais de estimação ficam mais doentes na Lua Cheia

animais de estimação mudam na lua cheia
Um estudo feito com veterinários e especialistas destacou que as visitas de gatos nos veterinários aumentam em cerca de 23%, e dos cães em cerca de 28% durante a Lua Cheia. Até agora, não encontraram uma resposta que respondesse de fato esse grande mistério. Será que é por que eles passam mais tempo fora de casa?

Lontras e texugos aproveitam a Lua Nova

lontras e texugos mudam na lua nova
Essa é a fase lunar responsável pelas noites mais escuras aqui na Terra, e é nessa época que diversos animais aproveitam para acasalar. Essa é a época que os animais mais fazem xixi, pois para muitas espécies, essa é a maneira de atrair parceiros (marcando território). Ou seja, durante a Lua Nova você não deve sair andando no meio da mata fechada, pois ninguém merece um "coito interrompido" né?!

As larvas das formigas-leão e a Lua Cheia

insetos mudam habitos na lua cheia
As larvas das formigas-leão, conhecidas como doodlebugs fazem buracos como túneis em formato cilíndrico, e esperam suas presas caírem neles para fazer sua refeição. O fato é que, durante a Lua Cheia, esses insetos fazem buracos maiores e mais profundos. Os cientistas pensavam até que era apenas por conta da iluminação da Lua Cheia, e os buracos mais profundos ajudavam os insetos a se esconderem melhor, por isso levaram eles para laboratórios. E pra surpresa dos cientistas, mesmo em locais fechados e após longos períodos, esses insetos continuavam cavando buracos maiores durante a Lua Cheia, mesmo se estivessem presos dentro de caixas escuras. Perceberam então que algum outro fator relacionado a Lua Cheia desempenha um papel fundamental na mudança de comportamento dos insetos.

Pássaros noturnos adoram a Lua Cheia

coruja muda na lua cheia
Corujas, bacuraus e outras aves noturnas preferem sair nas noites mais claras para caçar, assim encontram sua refeição com mais facilidade. Suas presas, por outro lado, ficam mais atentas e agitadas durante a Lua Cheia, como se soubessem o perigo que estão correndo...

Morcegos evitam a Lua Cheia

morcegos caçam na lua nova
Diversas espécies de morcegos, inclusive a dos morcegos vampiros, evitam "sair de casa" nas noites de Lua Cheia, porque apesar de terem uma visão muito ruim, e se guiarem através do sonar, eles sabem que os outros animais poderiam pegá-los com a "boca na botija"... ou seja, é melhor evitar...

Corais se reproduzem em sincronia, numa noite específica de dezembro

corais reprodução no mesmo dia lua
Os corais da costa australiana fazem uma sincronia perfeita, como se fosse um espetáculo com data marcada. Quando a noite propícia chega, todos eles desovam e lançam seus espermas ao mesmo tempo, como num balé mágico. Apesar de ter influência das condições oceânicas, como salinidade e temperatura, os especialistas perceberam que a iluminação da Lua tem papel fundamental.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário