Por que os pernilongos fazem tanto barulho?



Você está super cansado(a) e vem aquele sono irresistível... quando tudo está perfeito, vem aquele zumbido inconfundível! E eles são audaciosos! Junto com a raiva vem a pergunta: Pra quê tanto barulho?

Bom, segundo o entomologista (estudioso de insetos) Delsio Natal, da Universidade de São Paulo (USP), o zumbido responsável por noites em claro de muitas pessoas é resultado da alta frequência dos batimentos das asas desses insetos.


Assim como o ventilador (só que muito mais irritante), as asas dos pernilongos deslocam ar, o que faz aquele barulho que todos nós conhecemos (e odiamos).




Esse zumbido irritante também acontece com outros insetos, como abelhas, libélulas, vespas... mas diferente dos mosquitos, ou melhor, dos pernilongos, esses não se aproximam em busca de nosso sangue, por isso não percebemos tão claramente o seu barulho.

Pernilongo desenho

As asas dos pernilongos chegam a bater em média cerca de 290 vezes por segundo, diferente das abelhas e das vespas, que batem suas asas com uma frequência de aproximadamente 200 e 110 batimentos por segundo, respectivamente, e por isso fazem tanto barulho...




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários