Qual a origem da mão inglesa?



Todos já devem conhecer o fato de que na Inglaterra, assim como em alguns outros países, os carros circulam pela esquerda, diferente do Brasil, por exemplo, pois aqui os carros circulam na direita. Ok, mas alguém já se perguntou de onde surgiu essa regra?

Na verdade, a origem desse sistema vem desde a época medieval. Antigamente, todo cavaleiro deveria respeitar a regra de "manter-se à esquerda" e estar sempre preparado para um eventual duelo (considerando que a maioria das pessoas eram destras).

London streets old picture

Além disso, manter-se à esquerda faria com que sua espada ficasse protegida, já que elas ficavam presas do lado esquerdo da cintura.




Outra versão para a mão inglesa diz que tudo surgiu por conta dos chicotes. Se as carroças andassem pela direita da via, os cocheiros (de maioria destra) poderiam machucar os pedestres na calçada toda vez que fosse dar uma chicotada pro cavalo andar mais rápido. Quando as carroças andavam pela esquerda, o máximo que aconteceria seria acertar um outro cavalo que estivesse por ventura passando ao lado, e por isso, tornou-se regra andar pela esquerda.

London streets old picture 2

Curiosidade: Na França utiliza-se o sistema de mão à direita, conhecido como " mão francesa " ( mesmo sistema do Brasil ), e isso surgiu quando Napoleão estabeleceu a regra de "não andar na esquerda, como na Inglaterra". Napoleão criou essa regra pois era canhoto, e sendo assim, ele teria vantagem em um eventual ataque de outro cavaleiro (bem esperto ele não?!). E com a rivalidade entre França e Inglaterra, cada um manteve seu lado de transitar, e essa diferença permanece até os dias atuais.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários