Conheça o lugar mais profundo dos oceanos e do planeta Terra


Conheça o lugar mais profundo dos oceanos e do planeta Terra

Você já ouviu falar em Fossa das Marianas?



Localizada no oceano Pacífico, entre a Austrália e o Japão, a Fossa das Marianas é a região mais profunda dos oceanos e de todo o planeta Terra!

Acredita-se que ela tenha sido formada pelo choque das placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas.

Ela tem mais de 11 quilômetros de profundidade e 2,5 quilômetros de extensão. Essa região oceânica é tão profunda que pode ser considerada como uma das mais inexploradas de todo o nosso planeta.



O ponto mais profundo da fossa mais profunda do oceano foi descoberto em 1960, e ganhou o nome de Challenger Deep  (Desafio Profundo em português).




Alguém já foi até lá?

Em 23 de janeiro de 1960, o batiscafo Trieste desceu na Fossa das Marianas, na região mais profunda, chamada Challenger Deep, porém, a profundidade alcançada foi de 10.911 metros.

Apesar de não ter chegado no ponto mais profundo das Fossas Marianas, esse ainda é um recorde que até hoje (maio de 2014) nunca foi superado.

Os tripulantes que desceram nas Fossas Marianas foram o engenheiro suíço e oceanógrafo Jacques Piccard e o Tenente da Marinha norte-americana Don Walsh.


Nos anos seguintes, duas outras missões desceram até o local mais profundo, porém, nenhuma delas foi tripulada. O minissubmarino Nereus foi o que atingiu a maior profundidade, chegando a 10.900 metros abaixo do nível do mar.

É uma pena não haver fotografias dessa inesquecível exploração ao ponto mais profundo dos oceanos. As janelas do batiscafo Trieste tinham o tamanho de uma moeda, afim de aguentar a pressão de tamanha profundidade. As únicas fotos do evento mostram o batiscafo Trieste antes ou depois da exploração, como mostra a imagem acima.

Curiosidade

A National Geographic realizou uma expedição às Fossas das Marianas no dia 25 de março de 2012, e o único tripulante do Submarino Deepsea Challenger foi o cineasta James Cameron, que sozinho, desceu até a região mais profunda dos oceanos. A profundidade alcançada por James Cameron foi de 10.800 metros.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. É 10.911 metros,não 10.911kilometros. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sad Wings of Life, de fato 10.911 KM é um absurdo... já corrigimos a informação, muito obrigado pela sua participação!

      Excluir
    2. Km ou Mts é a mesma coisa kkkk

      Excluir
    3. Km ou Mts é a mesma coisa kkkk

      Excluir
    4. Kartney, 1 km São 1000 metros.
      10.000 km São 10.000.000 de metros...
      :|

      Excluir
  2. show de bola....espero q 1 dia eles consigam quebrar esse recorde, e descobrir algo mais.

    ResponderExcluir
  3. MAIS FICA AINDA SEM MUITA EXPLICAÇAO!!!! JA QUE TEM UMA OUTRA PERGUNTA A TERRA E OCA????? OU NAO!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário