Qual a origem da expressão "olha o passarinho" ?



A expressão " olha o passarinho! " é uma das frases mais ouvidas antes de se tirar uma foto... mas qual seria a origem dessa expressão tão curiosa?

A famosa e inevitável expressão remonta à época quando a máquina fotográfica foi inventada (no final do século XIX), o tempo que se levava para a câmera capturar uma imagem era muito, muito maior do que o tempo que levamos hoje...

Olha o passarinho 2

Naquela época, as pessoas tinham que fingir que eram estátuas ficar sem se mexer por vários minutos, até que o fotógrafo conseguisse finalmente focar e disparar o obturador da câmera.




Para que as pessoas (e principalmente as crianças) não ficassem entediadas de ficar ali de pé, sem fazer nada, esperando a máquina capturar a foto com uma longa espera, os fotógrafos colocavam uma gaiola com um passarinho em um local próximo da máquina fotográfica, geralmente acima dela, e assim seus fotografados tinham algo em que se concentrar para que não ficasse tão chato esperar a câmera funcionar... e foi assim que surgiu a famosa frase!

Olha o passarinho 1

Atualmente as máquinas fotográficas levam apenas algumas frações de segundo para tirar uma foto, mas lembre-se: nem sempre foi tão fácil assim...




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na região mineradora durante o ciclo do ouro essa expressão ganha uma nova conotação. As minas eram estreitas e longas e a circulação de ar apesar de existir era precária e após a longa permanência a quantidade de oxigênio no ar caia tornando-se necessário sair. Para saber o momento exato era comum eles levarem um passarinho que era mais sensível e a hora que ele desmaiava ou morria era o sinal que as pessoas deveriam deixar a mina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário