Quanto você pesaria em outros planetas?



Se você está de mal com a balança, saiba que o motivo da sua insatisfação é aplicável somente em nosso planeta. Aí você pergunta: -" Como assim? "

É que o seu peso varia de acordo com o planeta (ou corpo celeste) em que você se encontra. Afinal, peso é uma força de atração entre dois corpos, onde o corpo de maior massa sai ganhando.

O seu peso depende da massa do planeta e da distância entre seu núcleo e sua superfície. A intensidade dessa força pode ser calculada em " quilogramas-força " (kgf) e em " newton " (N).


No século 17, Issac Newton propôs que ' o peso é proporcional à sua massa, mas inversamente proporcional ao quadrado do raio do corpo celeste '. Ficou complicado?




Bom, pra facilitar, você seria bem mais pesado(a) em Júpiter por exemplo, e muito mais leve em Mercúrio, isso porque a força gravitacional nesses planetas é mais forte (no caso de Júpiter) ou mais fraca (no caso de Mercúrio).

Veja então qual é a diferença de peso em cada planeta do Sistema Solar, comparado com a Terra.

1 kg na Terra equivale nos outros planetas a...

  • Mercúrio - 0,37 kg
  • Vênus - 0,88 kg
  • Marte - 0,38 kg
  • Júpiter - 2,64 kg
  • Saturno - 1,15 kg
  • Urano - 1,17 kg
  • Netuno - 1,18 kg
  • Plutão - 0,11 kg

Se você quer saber o seu peso em cada planeta é fácil. Se você pesa 60 kg por exemplo, e você quer saber quanto pesaria em Marte, basta fazer a conta 60 x 0,38 (que é o valor de Marte na tabela acima). Nesse caso, uma pessoa com 60kg pesaria 22,8 kg em Marte. Mas calma, não pense em se mudar pra Marte por causa disso!

Ah! E decidimos incluir Plutão na lista porque, apesar de não ser mais considerado como um planeta e sim planeta anão, não custa saber o seu peso por lá né?!!


Nos EUA existe até mesmo uma balança que faz esse trabalho.

A Talking Teaching Solar System Scale pode dizer seu peso em diferentes planetas. Basta escolher o planeta desejado e ficar de pé sobre a balança. Na verdade, ela foi projetada para ensinar as crianças sobre o Universo, e custa cerca de 50 dólares.

E você ficou feliz em saber que seria mais leve se estivesse fora da Terra? Será que tal método de "emagrecimento" não é um pouco exagerado? De sua opinião nos comentários!






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários