Copa do mundo: Por que a Holanda usa camisa laranja, e a Itália, camisa azul?



A camisa de um time de futebol é vista como uma bandeira, ou escudo, e suas cores não são escolhidas aleatoriamente.

Se na bandeira da Itália não há uma única risca azul, e na bandeira da Holanda não se vê a cor laranja, então por que essas seleções usam essas cores?

Azzurra - Itália

Camisa Azzurra Itália

Por que não o verde "dos vales verdes da Lombardia ou o vermelho  dos vulcões" - como diria o poeta Francesco Dall'Ongaro ?

Foi durante o reinado de Victor Emmanuel III, na primeira metade do século 20 que a Itália começou a disputar em competições internacionais. No dia 15 de maio de 1910, a seleção italiana jogou pela primiera vez em uma disputa internacional, e seu rival foi a Alemanha. Mas nesse jogo, a cor da camisa italiana ainda era branca.

O uniforme conhecido como "azzurra" (azul) da seleção de futebol italiana começou a ser usado em 1922, pois azul era a cor da casa real de Sabóia, que pertencia ao rei Victor Emmanuel III. E foi com o uniforme azul que a equipe italiana conquistou o título em 1934, e até hoje, a cor azul não foi alterada. Será que foi uma "cor da sorte"?




Laranja Mecânica - Holanda

Camisa Laranja Mecânica Holanda
O time até tem um uniforme branco usado como segunda opção, mas o famoso uniforme laranja é utilizada porque, segundo o porta-voz da Federação Holandesa, eles são "A Federação Real de Futebol dos Países Baixos, e por isso, as cores oficiais são da dinastia reinante no país, os Orange-Nassau".

O verde da Alemanha

Camisa Verde Alemanha
As cores do uniforme alemão sempre foram as mesmas: branco com detalhes pretos... mas porque o segundo uniforme da Alemanha é verde?

A origem da camisa verde vem da época pós-Segunda Guerra Mundial. Uma versão diz que após a Segunda-Guerra, muitas seleções não queriam jogar com a Alemanha, e a única que teria jogado por "pena" teria sido a Irlanda, e por isso, a seleção alemã passou a usar a cor verde como agradecimento.

Mas segundo o chefe de imprensa alemã, o verde é uma das cores oficiais da Federação Alemã, e por isso ela é usada no segundo uniforme.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários