O mistério das intrigantes crateras na Sibéria foi finalmente revelado



As misteriosas crateras que surgiram na Sibéria recentemente levantaram inúmeras teorias conspiratórias. Alguns diziam se tratar de extraterrestres, outros de uma queda de meteorito... e por aí afora!

Mas o verdadeiro motivo para a existência das curiosas crateras que surgiram na Sibéria pode ter sido revelado por cientistas. E a razão para o surgimento desses enormes buracos pode ser mais simples do que se pensava.

Cratera de 4 metros de diâmetro, na Península Taymyr. Créditos: Siberian Times

Segundo pesquisadores, o que criou essas estranhas e intrigantes crateras na Sibéria foram explosões de gás metano.




> Andrei Plekhanov, um arqueólogo do Centro Científico de Estudos do Ártico, na Rússia, liderou expedições às intrigantes crateras. Segundo ele, o ar normalmente contém apenas 0.000179% de metano, porém, ao redor das crateras, esse valor chegava a quase 10%.

Os pesquisadores afirmam que o aumento das temperaturas no verão do hemisfério norte pode ter sido um dos gatilhos para essas possíveis explosões de gás metano. Com o solo descongelado, o gás teria ficado preso em bolsões, e a pressão natural no subsolo fez com que esse gás tentasse escapar, e por isso, as explosões podem ter acontecido.

Cratera de 15 metros de diâmetro, na região do Distrito Taz. Créditos: Siberian Times

A primeira cratera foi descoberta em meados de julho desse ano, e tinha cerca de 80 metros de diâmetro e 60 de profundidade, na Península de Yamal. Outras duas crateras foram descobertas na Península Taymyr, e no Distrito de Taz, uma com 4 e a outra com 15 metros de diâmetro, respectivamente.

Cratera na Península de Yamal. Créditos: Siberian Times

O estudo foi publicado na revista Nature. Segundo o próprio autor, Andrei Plekhanov, os resultados ainda são preliminares.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. não será desta vez que haverá uma invasão dos homens minhocas para aniquilarem a nossa civilização que habita a crosta da terra

    ResponderExcluir
  2. Não convenceu... Essa desculpa do metano não cola mais.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. LOL ateus pois sim . foi deus looooooooooooooooool ou Cristo querem ver veio se vingar pq morreu pelo pecado dos humanos

      Excluir
  4. Ó nome dessas reservatórios de metano é Permafrost - pesquisem e terão muita informação

    ResponderExcluir
  5. Assunto Sério gente. O Permafrost é mais ameaçador do que os gases que nos libertamos para a atmosfera. O Metano é um muito mais eficaz gas com efeito de estufa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário