Loucura: ele fez o desafio do balde de gelo... mas com nitrogênio líquido!



Primeiramente é importante enfatizar: NUNCA, em nenhuma hipótese, tente isso em casa!

Muhammad Qureshi é um químico do Canadá que decidiu fazer o famoso desafio do balde de gelo.

Até aí tudo bem, afinal até a a Ana Maria Braga fez, e não há nada de perigoso nisso, se não fosse um pequeno detalhe: ao invés de derramar água com gelo, ele despejou um balde cheio de nitrogênio líquido em si mesmo!

Balde de gelo maluco

Apesar de ser uma prática altamente perigosa, Qureshi foi capaz de sobreviver aos possíveis danos (como queimaduras). Mas você sabe por quê?




Qureshi se safou de ser congelado e virar uma estátua de gelo devido ao Efeito de Leidenfrost. Pra quem não conhece, o efeito de Leidenfrost é um fenômeno no qual um líquido, em contato próximo com uma massa significativamente mais quente que o seu ponto de ebulição, produz uma camada isolante de vapor que previne que o líquido evapore rapidamente. Difícil né?


Bom, pra ficar mais fácil de entender, podemos observar o Efeito de Leidenfrost quando derramamos uma gota de água em uma panela muito quente. O vapor de água que se forma entre a panela e a gota d'água mantém a mesma em suspensão, ou seja, não há contato direto entre a água e a panela.



E foi basicamente isso que salvou a vida do químico Qureshi. Apesar de ter confiado em seus conhecimentos científicos, essa história poderia ter um final nada agradável... e por isso que dizemos: nunca tente isso em casa!

Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Esse povo ridículo que faz esses desafios ridiculoso e escrotos pra ganhar like podiam fazer o desafio do extintor de incêndio enfiando até onde aguenta. Vergonha alheia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário