Por quê desenhamos estrelas com pontas se na verdade elas são redondas?



Basta pedir pra qualquer pessoas desenhar uma estrela que logo você verá um desenho com 4 ou 5 pontas... mas por quê insistimos em desenhar as estrelas dessa forma mesmo sabendo que elas são verdadeiras bolas de plasma?

Isso acontece porque se prestarmos bastante atenção em um céu estrelado, poderemos perceber que as estrelas cintilam, e esse brilho intermitente dá uma impressão de pequenas pontas ao redor de cada uma das estrelas do céu.

Desenho estrelas

Na verdade, não são só os humanos que vêem as estrelas com pontas. Alguns telescópios também as "enxergam" dessa maneira.




Mas por quê vemos pontas nas estrelas do céu?

Você deve estar pensando: -"se as estrelas são bolas de plasma, por quê não as enxergamos como pequenos pontos no céu?"- Bom, isso acontece porque a luz viaja como uma onda, e quando essa luz passa através ou ao lado de objetos, suas ondas rebatem umas nas outras, causando uma certa interferência chamada difração.

Por exemplo, o telescópio espacial Hubble, assim como grande parte dos telescópios, possui uma estrutura em sua abertura em forma de +, e isso faz com que suas imagens registrem as estrelas com quatro pontas. Com a nossa visão acontece a mesma coisa.


Nossos olhos possuem estruturas sutis, que possuem formas aleatórias Essas ínfimas estruturas causam o efeito de difração quando a luz chega em nossos olhos.

Um fato curioso é que essa difração é diferente em cada pessoa, ou seja, cada ser-humano vê as estrelas com pontas e formas levemente diferentes. Inclusive o nosso olho esquerdo cria uma difração sutilmente diferente do olho direito. Mas a mesma difração que acontece com uma estrela, acontecerá com todas as outras.

Ou seja, desenhar estrelas com pontas não é algo cientificamente incorreto, mas lembre-se: se for desenhar um céu estrelado, todas as estrelas devem ter o mesmo número de pontas, assim, seu desenho terá um embasamento científico.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Boa noiote. depois da cirurgia da catarata passei a ver os planetas e estrelas melhor, maior ecom pontas alongadas horizontalmente, é normal?

    ResponderExcluir
  2. Um complemento a matéria tendo em vista que existem documentos e artefatos arqueológicos que retratam estrelas nestes formatos muito antes da nossa sociedade utilizar um satélite ou lunetas. Os astros são representados desta maneria para nos lembrar a existência da geometria sagrada, a cabala, a arvore da vida. Isso para que tenhamos a ciência que todas as criações são frutos de uma unica fonte criadora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário