Recentemente foi revelado na revista Nature um artigo que demonstra como conseguir mover esferas de vidro banhadas em ouro por cerca de 20 centímetros, usando nada mais nada menos do que... LUZ!
O feito é bem parecido, inclusive, com o que estamos acostumados a ver nos filmes de ficção-científica, onde um feixe de luz consegue mover objetos, efeito conhecido como "raio trator".
A publicação foi feita por um grupo de físicos australianos, e essa não foi a primeira vez que esse tipo de experiência foi feita.
Mas o que faz com que esse projeto seja surpreendente é o fato de que eles conseguiram mover objetos cerca de 20 centímetros, uma distância 100 vezes maior do que nos experimentos anteriores.
Além de repelir os objetos, eles conseguiram também atraí-los com a luz. Os físicos estão estupefatos
Segundo Wieslaw Krolikowski, da Universidade Nacional da Austrália e um dos autores da pesquisa, "A demonstração de um raio laser de grande escala como este é uma espécie de Santo Graal para os físicos da área".
Mas não se empolgue! Esses lasers ainda não estão disponíveis
Segundo os cientistas, essa tecnologia pode futuramente ajudar a realizar tarefas complexas, como controlar a poluição atmosférica movendo substâncias do ar e capturar pequenas partículas no vácuo.
Infelizmente, nenhum vídeo mostrando o laser em ação foi divulgado até o momento. A notícia bombástica já tomou conta de vários sites internacionais. Vamos aguardar, quem sabe, eles não queiram em breve mostrar o grande feito para o mundo inteiro... e dominar o mundo.... opsss.... aí já é demais né...
E como se trata de luz, seu alcance é extremo! Será que no futuro poderemos alterar a posição dos astros, asteróides e cometas apenas com a luz?!! No que depender do trabalho dos físicos, não é de se duvidar...
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
"Recentemente foi revelado na revista Nature um artigo que demonstra como conseguir mover esferas de vidro banhadas em ouro por cerca de 20 centímetros, usando nada mais nada menos do que... LUZ!"
ResponderExcluirPorque não postar na matéria o link da fonte original do artigo? Difícil?
Pois é, preciso de fontes, preciso saber de onde provém tal informação.
ResponderExcluirA publicação original foi feita pela renomada revista Nature: http://www.nature.com/nphoton/journal/v8/n11/nphoton.2014.242/metrics/blogs
ExcluirAbraços!
mas isso é simples demais!! um laser tem uma concentração muito grande de carga negativa fótons! ou elétrons, e a massa do objeto a ser movido tem menos carga negativa que um laser!! assim se o laser é concentrado demais ele atrai!! se concentrado de menos ele repele! mas isso acontece porque eles colocam o laser na mesma frequência dos elétrons do objeto assim o laser concentrado na mesma frequência que os elétrons do objeto eles vão se encontrar nas bandas eletrônicas e vão se repelir e mover o objeto! e quando mudada a frequência para coincidir com o centro dos átomos que são positivos eles vão atrair! simples!
ResponderExcluirATÉ UMA CRIANÇA ENTENDE A SUA EXPLICAÇÃO..
ExcluirÉ SIMPLES DEMAIS..!!!
Kkkk simplao
ExcluirMas eu não sabia que fóton tinham carga.
Eles são resultado da excitação eletrônica dos elétrons.
Muito boa matéria, mas qual a massa de cada esfera? Uma das informações mais importantes não consta.
ResponderExcluirAu
ExcluirEsse laser ainda poderá se muito útil na área bélica.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPode ser um efeito de gravidade, já que a gravidade e a luz se interagem.
ResponderExcluirTalvez um dia isso explique a construção das pirâmides e de Stonehenge
ResponderExcluirIsso explicaria o feixe de luz que levita e move as pessoas nos relatos de abduções descritos nas sessões de regressão hipinótica.
ResponderExcluir