Por que às vezes sentimos choques ao tocar outra pessoa?



Algumas vezes ao encostarmos em outra pessoa podemos sentir um leve choque (ou nem tão leve assim!...),  e eventualmente até acompanhado de um pequeno estalo.

Isso acontece por causa da eletricidade estática, a mesma que pode fazer o cabelo ficar arrepiado.

Pra entendermos isso direito, primeiro temos que saber que somos feitos de átomos, assim como tudo no Universo. Átomos possuem cargas elétricas (prótons positivos e elétrons negativos) e normalmente o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que faz a carga ser nula.


Essa neutralidade pode ser alterada quando, por exemplo, nos esfregamos no banco pra sair do carro. A fricção do nosso corpo com o tecido do banco pode gerar eletricidade (dependendo do tecido). E depois se tocamos alguém ou algo poderemos gerar esses pequenos choques.




Isso já até causou incêndios na hora de abastecer o veículo. Nos Estados Unidos normalmente não existem frentistas, e o próprio motorista é quem abastece.

Assim, se ele sair do carro carregado eletricamente, e não tocar em nada, depois enquanto abastece, se ele tocar na lataria pode gerar uma minuscula faísca que em contato com o vapor de gasolina que está saindo do tanque pode iniciar um incêndio!


O acumulo de eletricidade estática no corpo pode também causar insônia ou ansiedade, segundo alguns estudos, assim é muito útil saber como se descarregar.

Já reparou que quando vamos à praia e andamos descalços na areia temos uma repentina sensação de calma? Isso acontece porquê descarregamos essa eletricidade no solo!

Uma dica pra se livrar da eletricidade estática é andar descalço ou tocar em material metálico, descarregando essa eletricidade estática e evitando todos aqueles probleminhas!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários