Quando o relógio foi inventado? E como acertaram a hora pela 1ª vez?


curiosidades do relógio

'Que horas são?' - Essa perguntinha básica dos dias atuais já foi sinônimo de nobreza e ostentação. Pense que antigamente, apenas algumas pouquíssimas pessoas no mundo tinham acesso às horas exatas do dia.

Uma época em que não se sabiam os minutos, tudo era muito, muito complicado. E você? Já se perguntou como foi inventado o relógio? E como acertaram a hora pela primeira vez?

O relógio de Sol foi a primeira tecnologia da humanidade para marcar as horas, e surgiu por volta de 2.000 a.C. Ele foi calibrado pela primeira vez durante o nascer e pôr do Sol. O primeiro relógio de Sol que se tem história tratava-se de um obelisco que fazia sombras no chão, e registrava a posição da primeira sombra do início do dia e claro, a posição da sombra do fim do dia, em um intervalo de apenas 12 horas. Nessa época, as horas da noite ainda não eram marcadas.

primeiro relógio de sol
Mas conforme novas tecnologias iam surgindo, novas formas de ajustes foram necessárias. Conheça a história do relógio na humanidade:


Água na bacia - 16 a.C.
relógio de água
Essa invenção egípcia utilizava um conjunto de relógios que eram na verdade bacias perfuradas montadas sobre um fluxo de água. Para calibrar o relógio de água, acionava-se um fluxo de água pela primeira vez exatamente na primeira luz do dia. A partir daí, usava-se o relógio de Sol para criar as marcas de horário no interior das bacias, e funcionava dia e noite.




Tique-Taque Hipnótico - século 14
relógio de pêndulo
Na Europa, a Igreja encorajou os artesãos a criar um relógio de pêndulo. Eles marcavam minutos e foram calibrados com base nos relógios de água, mas atrasava 15 minutos por dia, e tinham que ser ajustados ao nascer do Sol todos os sábados.



Alarme pessoal - século 16
relógio de corda
Os primeiros relógios portáteis eram a corda, e tinham horas manuais. Era necessária uma chave para dar corda no relógio. Para calibrá-lo, os relojoeiros usavam relógios de pêndulo. O mecanismo de relógio de corda prevaleceu até o século 20.



Revolução Cristalina - 1928
inventor do relógio de quartzo
O canadense Warren Marrison descobriu que cristais de quartzo reagiam as vibrações elétricas de forma mais regular do que os mecanismos de corda. Foi o suficiente para sincronizar com o protótipo de relógios de corda (com atraso de apenas 1 segundo a cada 30 anos).



Precisão atômica - 1948
relógio atômico
Os pesquisadores descobriram que a frequência emitida pelos elétrons de átomos de Césio 133 eram mais regulares que a frequência do quartzo (atrasando apenas 30 segundos a cada 30 milhões de anos). Foi aí que surgiram os primeiros relógios atômicos, que hoje são usados para calibrar todos os outros.

Curiosidade: o esquema de 24 horas, 60 minutos e 60 segundos surgiu por volta de 2.000 a.C. com os babilônios, sobreviveu pelas civilizações antigas sendo utilizado até os dias atuais.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário