10 coisas que matam o vírus Ebola



O vírus Ebola tem desafiado médicos e especialistas, que por quase uma década, tentam formular uma vacina... mas o vírus em si está longe, muito longe de ser onipotente.

Existem diversas coisas que temos acesso no nosso dia a dia que podem matar esse e tantos outros agentes patógenos...

Pelo menos 10 coisas podem facilmente destruir completamente o vírus Ebola, assim como outros vírus conhecidos até o momento, de acordo com relatórios emitidos pela Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC), pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, Organização Mundial da Saúde, entre outros.

Confira 10 coisas que conseguem quase que heroicamente acabar com o vírus Ebola:


1 - Fogo
fogo mata virus?
Os itens contaminados pelo Ebola são frequentemente incinerados seguindo as leis locais, e uma vez queimados, o que restar de qualquer objeto estará livre de contaminação, sem nenhum risco de transmissão.




2 - Vinagre
vinagre mata o virus
Uma solução com apenas 3% de ácido acético é capaz de matar o Ebola, de acordo com a Agência de Saúde Pública do Canadá. Este ácido orgânico é o que dá ao vinagre sua característica e sabor picante. O Canadá proíbe a venda de vinagre contendo mais de 12,3% de ácido acético, e outros países têm restrições semelhantes. Ou seja, a maioria dos vinagres, mesmo com baixos teores do ácido, devem matar o Ebola.



3 - Fervura
água fervendo mata ebola
Ferver o vírus por cinco minutos é o suficiente para matá-lo, relata a PHAC. Esta não é uma boa maneira de destruir o Ebola, no entanto, porque alguns dos vírus vivos poderiam escapar através do vapor de água antes de ser atingido pelo ponto de ebulição.



4 - Álcool
álcool mata ebola
O Ebola é suscetível a "produtos à base de álcool," de acordo com a PHAC. A maioria dos desinfetantes para as mãos contêm álcool. O Ebola, no entanto, pode entrar através de pequenas fissuras na pele antes que o desinfetante entre em ação, ou seja, pode ser perigoso.

"O Ebola pode sobreviver por várias horas em superfícies secas, como maçanetas e bancadas", relata o CDC, ajudando a explicar por que os cuidadores são aconselhados a cobrir totalmente as suas mãos e os braços ao tocar objetos no quarto de um paciente. O Ebola tem um tempo de vida ainda mais longo em fluidos corporais, tais como sangue ou suor. O CDC menciona ainda que o vírus pode sobreviver por vários dias à temperatura ambiente.



5 - Glutaraldeído
Glutaraldeído
O glutaraldeído é um líquido oleoso com cheiro muito forte. Um produto que contenha 1 ou 2% desse líquido pode matar o vírus Ebola, de acordo com a PHAC. Glutaraldeído em pequenas quantidades é freqüentemente encontrado em produtos de remoção de verrugas.



6 - Alvejante
desinfetante mata virus
Os alvejantes que a maioria de nós tem em casa é uma coisa poderosa quando se trata de matar os germes. Uma solução com apenas 5,25% de alvejante (lixívia) destrói o Ebola, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. O cloro em pó, comumente usado para desinfetar a água da piscina, também mata o Ebola.



7 - Banho Maria
Pode parecer estranho, mas se o Ebola ficar em um ambiente com temperatura acima de 60°C durante 30 ou 60 minutos, ele morre sem dúvidas alguma, de acordo com a ASPC. Essa temperatura abaixo do ponto de fervura também destrói o vírus tanto quanto a fervura, porém, precisa ter um pouco mais de paciência.



8 - Radiação + desinfetantes
radiação mata ebola
O Ebola surpreendentemente parece tolerar uma certa quantidade de radiação, e é por isso que ela não é utilizada sem auxílio de outros métodos. Os raios-gama combinados com um pouco de glutaraldeído mata o Ebola, assim como certas doses de radiação UV, relata a PHAC.

Um robô aniquilador de vírus (sim, isso existe!) chamado "Little Moe / Pequeno Moe" usa pulsos de luz ultravioleta para desinfectar em poucos minutos superfícies contaminadas com Ebola.



9 - Sabonete
sabão mata ebola
Em um alerta de "informações para viajantes", o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças menciona, "o vírus Ebola é facilmente morto com sabão." Ele passa a aconselhar que os viajantes devem "lavar as mãos regularmente, usando sabão ou anti-sépticos".

O problema mais uma vez, é que Ebola (assim como outros vírus) podem entrar no nosso organismo através de pequenas rachaduras na pele antes de um indivíduo lavar suas mãos. Enquanto o sabão pode matar o vírus no contato, lavar as mãos com sabão não é suficiente para prevenir a transmissão.



10 - O Sol
sol mata o ebola
Em uma superfície exposta à luz solar direta, o vírus Ebola seca e morre, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controloe das Doenças. A Epidemiologista Emily Landon, da Universidade de Chicago concorda, e acrescenta que, quando isolado de seu hospedeiro humano ou animal não-humano, o Ebola é um patógeno relativamente fácil de se matar.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários