Todo mundo já mascou chiclete na vida, não é mesmo? Ele continua uma mania
Para tentar responder essa intrigante e curiosa questão, fizemos uma
A origem do chiclete é bem misteriosa, a explicação mais aceita é que ele se originou de resinas extraídas de árvores, que nossos antepassados costumavam mascar muito antigamente. Os Maias e os Astecas, já mascavam esse antigo "chiclete", que em geral era feito de uma árvore chamada Sapotizeiro. O mais interessante é que esses antigos nativos americanos já costumavam chamar essa gororoba feita de resina de chicle.
A produção do chiclete, como o conhecemos hoje, começou em 1875 quando o norte-americano Thomas Adams, Jr. começou a produzir pedaços de cera de parafina com sabor de alcaçuz (também não sabemos o gosto disso, mas provavelmente era bom...)
Depois da 2ª Guerra Mundial em 1945, as resinas naturais foram trocadas por ingredientes sintéticos, ou seja, feitos artificialmente.
Hoje em dia o chiclete é feito de goma de borracha sintética e parafina feitas de petróleo, depois são adicionados emulsificantes, antioxidantes, açúcar ou adoçante, aromas, corantes, ácidos cítricos, glicerinas, etc.
Ahh! E se você acha muito chato essa péssima mania de jogar o chiclete usado no chão... saiba que isso pode dar até cadeia! Temos outra matéria sobre esse assunto aqui em nosso site.
E, não custa lembrar; vamos manter sempre a limpeza e a (boa educação!) descartando nossos chicletes de maneira correta: no lixo, claro.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário