Chiclete: Ele está na sua boca, mas você conhece sua misteriosa origem?


Chiclete : do que é feito, qual sua origem?

Todo mundo já mascou chiclete na vida, não é mesmo? Ele continua uma mania às vezes até muito irritante!  Mas nem todos sabem do que ele é feito... e nem sua origem.

Para tentar responder essa intrigante e curiosa questão, fizemos uma grande pesquisa e descobrimos algumas respostas bem interessantes, que podem até surpreender muita gente!

 A origem do chiclete é bem misteriosa, a explicação mais aceita é que ele se originou de resinas extraídas de árvores, que nossos antepassados costumavam mascar muito antigamente. Os Maias e os Astecas, já mascavam esse antigo "chiclete", que em geral era feito de uma árvore chamada Sapotizeiro. O mais interessante é que esses antigos nativos americanos já costumavam chamar essa gororoba feita de resina de chicle.

Chiclete antigo natural

A produção do chiclete, como o conhecemos hoje, começou em 1875 quando o norte-americano Thomas Adams, Jr. começou a produzir pedaços de cera de parafina com sabor de alcaçuz (também não sabemos o gosto disso, mas provavelmente era bom...)




Depois da 2ª Guerra Mundial em 1945, as resinas naturais foram trocadas por ingredientes sintéticos, ou seja, feitos artificialmente.

Chicletes antigo

Hoje em dia o chiclete é feito de goma de borracha sintética e parafina feitas de petróleo, depois são adicionados emulsificantes, antioxidantes, açúcar ou adoçante, aromas, corantes, ácidos cítricos, glicerinas, etc.

Chicletes

Ahh! E se você acha muito chato essa péssima mania de jogar o chiclete usado no chão... saiba que isso pode dar até cadeia! Temos outra matéria sobre esse assunto aqui em nosso site.


E, não custa lembrar; vamos manter sempre a limpeza e a (boa educação!) descartando nossos chicletes de maneira correta: no lixo, claro.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários