O que aconteceu com as bandeiras deixadas pelos astronautas na Lua?


O que aconteceu com as bandeiras deixadas pelos astronautas na Lua?

São várias matérias sobre a Lua em nosso site, e os mistérios parecem não ter fim.

Há mais de 40 anos os astronautas fincaram bandeirinhas dos Estados Unidos na Lua. E não foi apenas uma: foram um total de 6 bandeirinhas deixadas lá, em diferentes missões com o passar dos anos.

Desde então muitos curiosos têm se perguntado o que aconteceu com elas. Ainda estão de pé? Será que sumiram? Foram desintegradas pelo Sol (ou roubadas por ETs, quem sabe...)???

Bandeira na Lua

O debate sobre as benditas bandeiras na Lua se arrastam há décadas. Engenheiros, astrônomos e historiadores nunca chegaram a uma conclusão definitiva.

Mesmo a fabricante das bandeiras (que custaram 5 dólares cada!), a empresa Lacarruba,  não acreditava que elas tivessem sobrevivido.




Finalmente a NASA se pronunciou e afirmou: Sim, as bandeiras ainda estão lá! Mas não são mais bandeiras dos EUA... Elas ficaram brancas!


Bandeira branca na Lua

O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) conseguiu identificar as sombras das bandeiras em suas fotos de altíssima definição, e apenas uma não está de pé: A primeira delas, fincada por Armostrong e Aldrin. Segundo eles mesmos, sua bandeira foi derrubada pelos propulsores de seu módulo lunar ao decolar de volta pra Terra.

Bandeiras na Lua Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO)

Quanto ao fato das bandeiras terem ficado brancas, explicamos: Se na Terra, que tem a proteção de uma espessa atmosfera, as cores de uma bandeira de tecido desbotam e precisam ser substituídas depois de alguns poucos anos sob a luz do Sol, imagine então o que acontece com uma bandeirinha na Lua, onde a situação é terrivelmente pior: 14 dias de Sol infernalmente escaldante com calor de 100º C e com intensa radiação ultravioleta, e logo em seguida, 14 dias de frio de rachar os beiços de -150º C!

Quando estiveram lá, os astronautas deixaram, além da bandeira, uma placa com a seguinte inscrição:

Placa Lua

“Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua.
Julho de 1969 d.C.
Nós viemos em paz em nome de toda a humanidade."

E não é que as bandeiras, que agora ficaram brancas, acabaram combinando com essa mensagem de paz?!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Respostas
    1. Eu sou professora de física " O 'Homem foi a Lua ' ".

      Excluir
  2. Pq o homem nao vai a lua hoje em dia e filma toda a tragetoria, sinceramente nao acredito que o homem foi a lua até q prove ao contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ir à lua custa uma fortuna. Já fomos lá 6 vezes e chegamos a conclusão que não vale mais a pena. Simples assim.

      Excluir
    2. Pq é caro, não tem mais nada a se fazer por lá, e não tem mais propósito.

      Excluir
    3. Rogério... porque tudo que precisava saber sobra a mesma, já se sabe. Não tem mais porquê gastar pra algo que já se sabe. O que eles deviam estudar é cabeças-oca como vc, que nem um português decente conseguem escrever!

      Excluir
    4. Eu tinha acabado de lembrar da turma do contra, desde 69 descrentes dessa façanha. Eu mesmo fiquei um tempo desconfiado, muita gente ficou. Mas as provas vieram , até hoje estão vindo. Por outro lado, quem não acredita tem algo de concreto para duvidar? Um dia passou no Discovery trazendo maus provas do homem na lua, no pgm Myth Busters. 👍

      Excluir
    5. O homem não foi a Lua porra nenhuma, tudo engodo, dos americanos que estavam perdendo para os sovieticos, na corrida espacial, conquistando o espaço em 68, com celebre frase de Gagarin " A Terra é azul. como é maravilhosa. ela é incrível" depois os EUA, com inveja inventaram esta
      de ir a Lua, 1 ano e alguns meses depois...

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Tão querendo botar uma torre de celular na lua.

      Excluir
    8. Simplesmente, porque o custo de uma viagem para a lua é mt mt mt caro, alem de não valer mais a pena :(

      Excluir
    9. Em dias quase finais de 2021, a terra está ficando plana e o Brasil, está (porsenegaraoslivros!) nas mãos de um tenebroso bando nazifa!

      Excluir
  3. Foi os aliens que tava joganu BF4 e dominaru as bandera tudu ae fico branco.

    ResponderExcluir
  4. Agora ficou difícil de acreditar que o homem foi a lua,calor de 100º C e com intensa radiação ultravioleta, e frio de -150º C!, mesmo com as vestimentas seria insuportável, sei não hein...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles pousaram em uma área de penumbra, mas se fosse a NASA faria outra missão para narrar toda a trajetória sei que e caro e tudo mais mas convenhamos não ia faltar patrocinadores para ajudar a bancar

      Excluir
    2. Cara, o corpo humano sem nenhuma roupa aguenta 120 graus celsius por 20 min,imagine com uma roupa própria para suportar tal calor

      Excluir
    3. Se os cearenses puderam ir na antártida, por que os americanos não poderiam ir na lua?

      Excluir
  5. Triste ver o tanto de gente que acredita que o homem nunca pisou na lua... Ê educação brasileira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste é ver pessoas que desacreditam no Brasil por qq coisa. O que tem a ver a educação brasileira? Até alguns americanos duvidam desse fato. Eu não tenho opinião formada, costumo pensar pelos dois lados. Mas, já vimos como o homem pode ser manipulador, e a mentira nessa historia não pode ser descartada.

      Excluir
    2. Tem que ter opinião própria mete o cacete neles mesmo Unknown

      Excluir
  6. A bandeira dos Estados Unidos tremulando na Lua, num local onde não há atmosfera. E se não há atmosfera, não há vento! Como ela poderia tremular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk....amo!!! eu sempre reparei isso qdo vejo essas fotos!! morri!! :D

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Que argumento mais tosco, da até pena as bandeiras não estão tremulas e sim congeladas isso já foi explicado milhares de vezes. E difícil acreditar que ainda existe pessoas de tipos modinhas das teorias conspiratórias na qual preferem desmerecer mesmo sendo provado a evidencia clara, mas claro modinhas não ligam pra avanço e para julgar aqueles que avançaram !!

      Excluir
  7. http://noticias.band.uol.com.br/mundo/noticia/?id=158140 pronto. De mais a mais nada vai mudar o fato de que eles podem ter pisado na lua. O que acho mais incrível da descrença na chegada na lua, é que hoje temos tecnologias mais inacreditáveis do que uma chegada na lua e ainda assim ela existe. Se não há um novo pouso na lua, é porque sai caro, hoje a Nasa tem menos verbas /patrocinadores que na época e não há mais nada de importante pro homem fazer lá que uma sonda não faça.
    Isso me lembra quando acreditavam que a Terra era quadrada...

    ResponderExcluir
  8. Ainda existem os conspiracionistas duvidando? Não é questão de acreditar, é questão de saber...Vão estudar...Daqui a pouco aparece um dizendo que não acredita nas grandes navegações...

    ResponderExcluir
  9. como tem gente ainda acredita em besteiras....homem foi a lua... nunca foi...o homem so conseguem ir ate a estaçao espacial e mais nada.

    ResponderExcluir
  10. E na lua venta pra tremular as bandeiras conforme registro acima? Ainda acho que em 1969 isso foi uma encenação pra enganar a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bandeira não tremula, ela "flutua" devido a baixa gravidade. Se você reparar na foto há uma haste na parte de cima que deixa ela na horizontal.

      Excluir
    2. haste na parte de cima somente em uma, na outra que está branca já não tem, coincidência não?

      Excluir
    3. Já ouviu falar em fotos ilustrativa?
      É obvio que eles não foram lá só para mostrar que a bandeira tava lá (Y)

      Excluir
  11. Só pra constar essas fotos com bandeiras tremulantes com haste são de gravações em Hollywood porque a NASA disse que falhou ao gravar na lua ae reproduziram o vídeo em Hollywood mas logo a farsa do vídeo veio a tona, as únicas provas da ida do homem a lua são amostras de solo e fotos, mas que foram, disso nao tenham duvida!!!

    ResponderExcluir
  12. Fui anteontem e retornei hj pela manhã .
    Estava muito frio por lá .

    ResponderExcluir
  13. Marco Marques: É muita cara de pau desses americanos, eles pensão que todos nós nosso idiotas. A bandeira que eles dizem que ficou branca não combina em nada com a bandeira americana mostrada na foto anterior se olharmos tanto para uma quanto para outra encontraremos alguns detalhes que, vão com certeza, desmascarar a farsa americana de que o homem pisou na lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto da bandeira branca é uma simulação computacional, não é uma foto real!

      Excluir
  14. Se hoje com tanta tenologia o homem consegue fazer isso http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/10/28/foguete-da-orbital-science-explode-durante-lancamento.htm.

    Então nuca estiveram lá em 1969
    e ainda tem gente que acredita nas asneiras da NASA

    ResponderExcluir
  15. O bom é que na lua tem vento né para que as bandeiras possam se mexer! E se, em 1969 eles chegaram a lua, porque hoje ninguém consegue chegar até lá?

    ResponderExcluir
  16. a bandeira não é mais dos EUA e sim branca pq? pq até o tempo, universo etc nos mostra que nada é de ninguém e se ela ficou branca é p simbolizar a paz e igualdade entre os paises.

    ResponderExcluir
  17. Existe sonda em marte tirando fotos de altíssima resolução, mas a NASA nunca teve interesse de mandar uma sonda para tirar fotos da placa deixada e da bandeira que agora está branca. Curioso, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era interessante gastar milhoes e milhoes so para mostrar a um monte de incredulos que nem se dao ao trabalho de estudar e fazer uma apreciacao seria. E mais ridiculo ainda era que depois disso continuavam a dizer que era mentira KKKK. Comparo isso aos que acreditam que a Terra e plana kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  18. E posta essas fotos borradas, altamente "pixerizadas", se é que essa palavra existe...hehehe.

    ResponderExcluir
  19. Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!

    ResponderExcluir
  20. A conspiração começou antes de se libertarem da Grã-Bretanha, tanto que funciona até hoje ingles ligua universal, dolar manda no mercado... falta pouco pra dominar totalmente o mundo. falo mais nada. também só falei merda... huehuebrbr

    ResponderExcluir
  21. Se fossem a lua nos dias atuais e transmitissem ao vivo ainda teria meia dúzia dizendo que é "golpi" kkk

    ResponderExcluir
  22. É duro. Eu concordo que a tinta não resistiria o calor, radiação e frio durante este tempo. Contudo o tecido não aguentaria também. Não me venham dizer que o tecido é especial e a tinta não. Com trilhões de dólares investidos nesse projeto, merecia uma bandeira maior, decente e leve. Engenheiros pra projetá-la teriam sim. Não me digam que o peso elevaria demais o custo, pois o benefício de ter um documento desse com o retorno em propaganda do projeto Apolo, seria imenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com uma canon SX410 IS - 40x zum - você terá lindas foto da lua e com aparência das crateras e você vai ver a sombra da bandeira em cores. E se for com uma NIKON P900. melhor ainda.

      Excluir
  23. tinha que todas as bandeiras da terra ficar brancas também para que possa trazer paz a todos !

    ResponderExcluir
  24. Porque Elon Musk quer criar um "Resort" em Marte? Não seria mais viável, menos arriscado e "romântico" fazê-lo na Lua??? 🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
  25. Naquela época existiam filmes para fotos de grande tecnologia que suportava todo frio e calor. Aliás o disposto fim dessas filmagens e fotos.

    ResponderExcluir
  26. Gosto de ler os comentários desses homens inteligentes que bastam serem contrariados ou duvidados para dirigir ofensas , maravilhosas para o outro, quanto ao homem ter ido à lua, vamos esperar a próxima missão, fazem 40 anos que a tecnologia aeroespacial não progride, no YouTube o piloto de uma das Missões diz não terem mais a tecnologia, eles perderam, interessante, por falar interessante a revista que tem o nome falava que o homem povoaria a lua e Marte no ano 2000, como toda criança eu vibrava, agora sei que é mentira, todo ano eles mudam a data, morrerei e não verei, paciência,quanto ao errar o português, também erramos em outra línguas, temos conhecimentos elevados em algumas áreas em outras não, simples assim!

    ResponderExcluir
  27. Cadê a bandeira? Estou vendo um pixel emborrado, não estou vendo bandeira nenhuma kkkk

    ResponderExcluir
  28. A Nasa filma planetas a anos Luz daqui com definição 4k. Mas a resolução da imagem de uma bandeira na Lua é horrível.

    ResponderExcluir
  29. Bom eu vou falar o que acho porque no YouTube falaram que o homem ñ foi a lua até porque sei que e impossível de se andar la qualquer um que andar la morre mesmo com a roupa que eles tem então ñ sei no que acredita

    ResponderExcluir

Postar um comentário