[Essa matéria faz parte da nossa série "Fantásticas e Antigas Mansões". Confira o índice na matéria de apresentação da série - clique aqui]
Em nosso segundo episódio da série apresentamos Wentworth Wood House, uma impressionante mansão britânica de quase 300 anos que detém o título de "maior fachada da Europa".
Cercada de jardins e florestas, ela está localizada (como de costume nessas mansões) em uma área bem isolada. Sua construção começou em 1725 pelo marquês Thomas Watson-Wentworth, de Rockingham.
Ela é tão gigantesca que no passado, os convidados hospedados na mansão ganhavam caixinhas de prata com confetes de cores variadas e espalhavam pela mansão pra marcarem seu caminho e conseguirem voltar pra seus quartos!
E não para por aí. Na verdade são duas casas em uma: no que seria os fundos da casa, existe na verdade uma outra fachada, que seria a casa original, e que foi acrescida com o tempo, chegando ao que é hoje.
Os números impressionam:
- Sua fachada tem 180 metros de largura, sendo muito maior que o comprimento de um campo de futebol e é considerada a maior da Europa.
- Tem 365 salas, uma para cada dia do ano.
- Quase 8 Km de galerias e corredores subterrâneos.
- Já possuiu uma das maiores coleções de arte e mobília da Europa.
- Seus jardins tem várias construções, inclusive o mausoléu da família, que a cercam com uma paisagem misteriosa e grandiosa.
- No século 18, haviam mais de 100 empregados trabalhando na mansão, a maioria veio da vila de Wentworth que era quase inteiramente dependente da grande casa.
- Tem em seu jardim 22 edifícios históricos, como ornamentos de jardim e detalhes arquitetônicos.
Ao contrário de várias outras mansões, que são geridas por fundos de caridade e/ou preservação, Wentworth é uma propriedade particular, mas mesmo assim está aberta a realizar eventos diversos. No site oficial de Wentworth House é possível ter mais informações.
Não perca a 3ª Parte de nossa série: Burghley House
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário