Com certeza você já ouviu alguém se gabando de ser "maquiavélico". Mas o que exatamente isso significa? É bom ou ruim?
No dicionário, o termo "maquiavélico" é descrito como: Ardiloso, astuto, pessoa que não se importa com os meios usados para atingir seus objetivos.
Duas de suas célebres frases são:
-"Quando você tiver de fazer algum mal a alguém, faça-o todo de uma só vez.. A dor será intensa, mas apenas uma. -Já o bem, faça-o em parcelas. O favorecido ficará alegre e grato a você várias vezes."
-"O fim justifica os meios."
Pela internet afora foram virais os tais "10 mandamentos de Maquiavel", que seriam:
- Zelai apenas pelos vossos interesses.
- Na honreis a mais ninguém além de vós.
- Fazei o mal, mas fingi fazer o bem.
- Cobiçai e procurai fazer tudo o que puderdes.
- Sede miseráveis.
- Sede brutais.
- Lograi o próximo toda vez que puderdes.
- Matai os vossos inimigos e, se for necessário, os amigos.
- Usai a força em vez da bondade ao tratardes com próximo.
- Pensai exclusivamente na guerra.
Niccolò di Bernardo dei Machiavelli nasceu em Florença, Itália, em 03 de maio de 1469. Era de uma família pobre, mas desde cedo aprendeu línguas e foi estimulado nos estudos.Ele tinha vários talentos e atuou em diversas áreas como teórico, filósofo, pensador político, historiador, diplomata, escritor e músico. É considerado por muitos estudiosos como o "Pai do Pensamento Político Moderno".
No seu livro O Príncipe, Maquiavel descreve o perfil de um governante da idade média. Esse perfil foi basicamente elaborado para um Príncipe daquela época, porém, seus conhecimentos e estratégias conseguem se manter válidos, mesmo hoje em dia.
Na realidade, as obras de Maquiavel foram voltadas a política e diplomacia práticas, e não se justificam plenamente se colocadas fora do contexto adequado.
O pensamento de Maquiavel era prático e efetivo, do ponto de vista político e militar, não gratuitamente maldoso como as frases atribuídas a ele fazem pensar.
Os tais 10 mandamentos são, de fato, inspirados em sua obra, mas foram muito distorcidos, e colocados fora de seu contexto acabam soando como pura maldade injustificada.
Agora você já sabe oque é mito, oque é fato e qual era o significado real das obras de Maquiavel. Quanto a ser bom ou ruim... aí depende muito do seu ponto de vista. A escolha é toda sua! (Só não se esqueça que seu "Karma" também é...)
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Muito boa essa difinição.
ResponderExcluircomo confiar num site que escreve "oque" ?
ResponderExcluirKkkkk verdade
Excluiros fins justificam os meios
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir