Sim, como seria óbvio supor pelo nome, a "Montanha-russa" teve mesmo sua origem na Rússia, por volta dos anos 1400. Naquela época era feita em montanhas de verdade que formavam grandes rampas de neve.
Porém, a primeira montanha-russa realmente patenteada como tal, e que se parece bastante com as que temos hoje, surgiu em 1885, pelas mãos de La Marcus Adna Thompson.
Nos primórdios da história das montanhas-russas, as pessoas subiam até o alto para deslizar ladeira abaixo sentado sobre blocos de gelo cobertos de palha. Freio não existia: jogava-se areia para frear os "carrinhos" feitos de blocos de gelo!
Depois vieram as versões que se pareciam mais com escorregadores, e também eram cobertas com neve pra imitar as montanhas.
O próximo passo veio apenas séculos mais tarde, ao substituírem os blocos de gelo por trenós, que chegavam a velocidades bem maiores. Já por volta de 1784, ainda na Rússia, foi construído o primeiro trenzinho que já se parecia um pouco com as montanhas-russas que temos hoje.
Só em 1846, o looping (aquele trecho que os passageiros ficam de cabeça para baixo) foi inventado pelos franceses. Mas ainda levaria muitas décadas, até 1959, quando surgiu nos Estados Unidos, o modelo em tubos de aço. Aí sim a brincadeira ficou bem mais assustadora.
Depois disso a coisa descambou de vez e as Montanhas-russas se espalharam pelo mundo, ficando cada vez mais radicais até chegarem nisso que conhecemos hoje!
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário