A natureza é realmente incrível, mas algumas vezes nos deparamos com algumas coisas que nos deixam ainda mais intrigados e boquiabertos.
Esse é exatamente o caso dessa curiosa teia de aranha que tem sido alvo de debates e estudos ao redor do mundo.
Para um leigo qualquer, essa imagem dá a impressão de que a aranha decidiu brincar de homem-aranha e suspender uma pedra por algum motivo desconhecido... mas na verdade, segundo especialistas, as aranhas fazem isso por dois motivos: em 1° lugar, elas precisam de um novo ponto para fazer a teia, e quando não encontram, suspendam um objeto qualquer (com o peso exato), para que ele sirva de ponto de ancoragem; ou 2°, que é quando elas fazem isso com uma casca ou uma concha qualquer, para que esta sirva de abrigo... e como no chão ela fica suscetível aos riscos de outros animais, ela suspende sua "casinha", que servirá de esconderijo e moradia!
Essa imagem foi postada na internet por um usuário do Reddit:
"Essa teia de aranha foi vista na garagem da casa dos pais da minha namorada,e aparentemente, ela decidiu construir sua teia no meio do arco do teto, e precisava de algo para contrabalançar abaixo, e por isso, utilizou uma pedra e a suspendeu para criar uma ancora. Nunca vi nada como isso antes!"
Segundo um entomologista (usuário Jay180 do site Reddit), essa prática, apesar de ser raramente observada, já era conhecida:
"Basicamente, a aranha está em busca de bons pontos de ancoragem. Ele puxa todas suas linhas para criar uma estabilidade que seria impossível sem aquela pedra, que é pesada o suficiente para manter a linha esticada, e leve o suficiente para não destruir a teia".
Na verdade, esse tipo de comportamento já foi registrado em um documentário da famosa rede de TV britânica BBC, em Madagascar. Nesse caso, a diferença é que ao invés de usar uma pedra como âncora para sua teia, ela suspendeu um pequeno caracol para que ele se tornasse sua "casa na árvore", o que é tão intrigante quanto o caso acima!
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário