Adoçante faz mal? Alguns já são até proibidos em alguns países!


adoçante faz mal

Você pode até achar que consome poucas gotas de adoçante por dia, mas se esquece dos refrigerantes e outros alimentos light e diets. Neles, também há adoçante. E tudo em excesso faz mal.

Você pode estar ingerindo uma quantidade excessiva de adoçantes (ou edulcorantes) sem se dar conta disso...

Os males do adoçante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já reduziu a quantidade máxima dos adoçantes sacarina e ciclamato em bebidas e alimentos. Ela também aprovou o uso de três novas substâncias no país, taumatina, eritritol e neotam. Tudo isso foi feito baseando-se em normas americanas e europeias sobre o uso de aditivos em alimentos. Mesmo assim, a maioria dos especialistas afirma que o uso de adoçantes não é prejudicial, desde que não haja exagero. É como diz o velho ditado: "Tudo que é demais é veneno!"

Aspartame

Adoçante Aspartame
Foi criado em 1965 e é um dos mais populares. Mas alguns estudos feitos em macacos sugerem que o uso do aspartame pode ser muito prejudicial à saúde dos seres humanos. Um estudo da Universidade de Wisconsin submeteu macacos ao uso de leite com aspartame, e as cobaias tiveram convulsões cerebrais depois de 52 semanas de uso. Já um outro estudo da Universidade do Texas sugeriu que a substância pode contribuir para a obesidade, dar origem a distúrbios mentais e câncer, além de danificar o DNA. De qualquer forma, os cientistas afirmam que nenhum resultado foi ainda conclusivo, então não é preciso se desesperar ainda...




Sacarina e Ciclamato

Adoçante Sacarina e Ciclamato
As substâncias sacarina e ciclamato já são proibidas em alguns países.
A sacarina não pode ser usada no Canadá
O ciclamato está proibido nos Estados Unidos.
Alguns testes feitos em camundongos indicaram câncer na bexiga dos animais. Não é comprovado o risco em seres humanos, mas os estudos com animais desencadearam a proibição dos edulcorantes em alguns países e sua restrição no Brasil.

Sucralose e frutose

Adoçante Sucralose e frutose
A sucralose é um derivado da sacarose. Não acarreta problemas e, segundo os especialistas, tem um sabor agradável. O adoçante "Linea", por exemplo, é feito a base de sucralose. Os nutricionistas dão uma nova dica para os consumidores: Pode-se utilizar a frutose, que é um tipo de açúcar com poder adoçante muito maior que o da sacarina. A frutose também seria recomendada para pacientes com diabetes. Mas de qualquer forma, é sempre indicado consultar um médico antes de consumir qualquer produto!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários