Entenda o mistério: Por que ouvimos o som do mar nas conchas?


Por que ouvimos o som do Mar nas conchas?

Colocar uma concha no ouvido pra escutar o som do mar. Quem nunca ouviu essa história?

Mas por que isso acontece? Você mesmo já deve ter se perguntado isso muitas vezes, mas esse é o tipo de dúvida que, seja porque esquecemos, ou por falta de tempo pra pesquisar, raramente conseguimos elucidar...


Seja na praia ou bem longe do litoral, ao encostar uma concha na orelha podemos captar um ruído parecido com o som das ondas do mar. Afinal, qual o segredo das conchas?

Com seu interior parecido com um labirinto em espiral, a concha produz o efeito de uma caixa de ressonância, que concentra e amplifica os sons, um efeito parecido com o eco que ouvimos dentro de uma igreja. No final, claro que não é o barulho do mar, mas se parece muito com isso.




Esse fenômeno, conhecido como reverberação, é muito utilizado na arquitetura de teatros e casas de espetáculos, por exemplo, e é esse mesmo efeito que acontece dentro da concha.

Segundo os cientistas, a concha capta os sons residuais do ambiente, aqueles que não são notados normalmente porque se propagam em todas as direções e passam direto pelo ouvido.


Outra curiosidade interessante é que a reverberação não surge do nada: se estivermos em um local fechado, sem som algum, não adiantará nada levar a concha ao ouvido, pois ela não fará barulho, já que não tem nenhum som para amplificar e reverberar.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. eu sempre quis saber isso mas aff... descbri q prefiro não saber..é tão bom imaginar q é um pedacinho do mar lá dentro!! kkk :D

    ResponderExcluir
  2. Se pegar um copo vazio e colocar no ouvido também ouvirá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário