'Estrela da Morte': uma super arma poderia destruir um planeta inteiro?


'Estrela da Morte': uma super arma poderia destruir um planeta inteiro?

No filme 'Guerra nas estrelas', uma cena em especial é inesquecível: vemos um planeta inteiro, chamado Alderaan, sendo destruído em poucos segundos por uma super-arma da "Estrela da Morte". Mas na vida real, poderia mesmo existir uma arma tão poderosa assim?

Bem, alguns matemáticos e cientistas resolveram fazer os cálculos, baseando-se nas dimensões do nosso planeta, e descobriram algo muito interessante: Sim, seria possível, mas não exatamente como mostrado no filme 'Star Wars'.

Guerra nas Estrelas - Alderaan destruído pela Estrela da Morte

Caso você goste de matemática, pode conferir se a conta deles está certa: 3 vezes a constante gravitacional (6,673 x 10 ^ -11) vezes a massa do planeta ao quadrado dividido pelo raio do planeta vezes 5.




Fazendo os cálculos para o planeta Terra, teríamos 2 x 10 ^ 36 joules. O Sol libera a energia equivalente a 3 x 10 ^ 26 joules por segundo, então é só você completar o singelo cálculo a partir daí, pois nós não entendemos nada e já desistimos...

Matemática difícil

Para facilitar, (e para que esse pobre redator, que tirava no máximo C em matemática, consiga entender alguma coisa) o resultado dessa continha dá o seguinte resultado prático:

Para tal destruição, seria preciso muita energia. Mais exatamente toda a energia produzida pelo Sol em uma semana inteira! E mesmo assim o planeta não explodiria como vemos no filme. Ele se despedaçaria, expandiria e depois a força gravitacional o faria contrair novamente. Ou seja, todos os pedaços continuariam ali, em uma formação parcialmente esférica, que provavelmente continuaria em sua órbita, se esfarelando pouco a pouco. A não ser que um segundo bombardeio pudesse espalhar todos os detritos.

Guerra nas Estrelas - Destruição de Alderaan

Ufa! O cálculo parece bem mais complicado do que achar uma forma de construir uma super-arma assim, não é mesmo?...




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. foi confirmado no filme que usa os cristais kyber pra destruir um planeta, e eles sao usados pra faser um sabre de luz, e um sabre de luz usaria a energia de um país inteiro, imagina vários cristais kyber pra abasteçer a arma, então a arma LITERALMENTE usa toda a energia que você disse, e a explosão deve ser tão violenta que é capaz de ultrapassar o campo gravitacional e espalhar os restos do planeta pra longe

    ResponderExcluir
  2. vai que o tiro da estrela da morte seja forte o suficiente pra isso

    ResponderExcluir
  3. fala sobre a base starkiller

    ResponderExcluir

Postar um comentário