Qual foi o Eclipse Solar Total mais Longo da História?


Qual foi o Eclipse Solar Total mais Longo da História

Sempre que ouvimos falar de eclipses temos a impressão que se trata de um fenômeno que acontece sempre da mesma maneira, onde apenas o local é alterado. Só que não...

Os eclipses podem ser totais ou parciais, e mais do que isso ainda podem ter durações muito diferentes dependendo da órbita da Terra e da Lua, e até mesmo da hora do dia.




Vale destacar que eclipses anulares geralmente são mais longos, afinal o curso da Lua acaba sendo maximizado já que o Sol não é completamente encoberto e fica com suas bordas "sobrando". 

Mas afinal, em se tratando de eclipses totais, qual foi o o mais longo já registrado?

Baseando-nos apenas em cálculos, o mais longo aconteceu em 743 a.C, quando parte do Oceano Índico ficou na escuridão durante 7 minutos e 28 segundos.

Já o mais longo eclipse total devidamente avistado e registrado aconteceu no Sri Lanka e em partes do Sudeste Asiático, em 20 de junho de 1955, com bloqueio total do Sol por 7 minutos e 8 segundos. 

Vale lembrar que aconteceram outros eclipses mais longos na história mas não foram totais, apenas parciais.

eclipse total de 2186
Área de abrangência do eclipse total de 2186

De qualquer forma esse recorde não deve perdurar além de 2150, quando teremos gradativamente novos recordes quebrados, culminando com o eclipse total de 2186 que deve passar por todo o norte da América do Sul, que vai durar 7 minutos e 29 segundos! 

Agora só nos resta preservar nosso planeta da melhor forma para que nossos descendentes possam ver esse espetáculo.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários