O enigma de Puma Punku: ele pode te fazer mudar de ideia sobre ETs...


Puma Punku - Medidas

Puma Punku significa “A Porta da Puma” no idioma Aymara, e faz parte de um enorme complexo de templos em Tiwanaku, que é um dos mais importantes sítios arqueológicos da Bolívia.

Mas só de olhar as ruínas de Puma Punku já ficamos intrigados e não conseguimos entender como tudo aquilo foi construído por uma civilização que ainda não conhecia nem a roda.

Puma Punku - paredes de blocos encaixados milimetricamente

As construções superam as pirâmides do Egito em sua complexidade: são feitas de rochas super resistentes, como o arenito e o andesito, que mesmo hoje em dia, são difíceis de cortar com os nossos modernos equipamentos.

Os cortes são ultra-precisos e parecem até que foram feitos a laser, com ângulos retos perfeitos e blocos que parecem ter sido cortados em série, e se encaixam milimetricamente, sem nenhuma falha ou mínima fenda, como em uma construção pré-fabricada, ou um grande 'Lego'!




Puma Punku possui um exagero de formas geométricas perfeitas, superfícies polidas e entalhes precisos. Não parecem (de jeito nenhum) que foram feitos por uma civilização antiga.

Puma Punku - Sistema de encaixe de blocos

No entanto, cientistas acreditam que foram utilizados métodos um tanto simples pra sua construção.

Puma Punku - Blocos encaixes milimetricos
Cortes e encaixes milimetricamente precisos

Os pesquisadores não conseguem explicar definitivamente como tudo foi feito, afinal, as civilizações da época não costumavam utilizar ferramentas mais sofisticadas do que cinzel (um tipo de talhadeira) e martelo.

Com essas ferramentas eles até poderiam, com muito esforço, cortar as pedras de arenito, mas não conseguiriam nem lascar o andesito, que é muito mais resistente. E pra complicar ainda mais, as rochas foram cortadas com precisão cirúrgica, aplainadas perfeitamente e se encaixam milimetricamente, algo que mesmo com nossa tecnologia atual seria muito difícil de fazer ...

Puma Punku - Blocos perfeitamente plano
Bloco perfeitamente aplainado

Claro que todo esse mistério é um "prato cheio" pras teorias envolvendo ETs! São várias hipóteses levantadas, e a teoria mais popular, que poderia explicar melhor toda essa história, se baseia nos livros do famoso escritor Erich von Däniken, que é praticamente um "guru" dos entusiastas de extraterrestres.

A ideia é que astronautas alienígenas teriam visitado a Terra há milênios atrás, e provavelmente até interagido com os antigos povos, inspirando direta ou indiretamente, a maior parte das religiões, templos e crenças das civilizações antigas do mundo todo, desde os egípcios antigos até as culturas pré colombianas.

Livros os escritor Von Daniken: Carruagens dos Deuses, Odisséia dos Deuses e Deuses do espaço exterior
Livros os escritor Von Daniken: Carruagens dos Deuses, Odisséia dos Deuses e Deuses do espaço exterior

Já os cientistas mais tradicionais tentam explicar Puma Punku de uma forma mais simples: eles encontraram evidências de ferramentas que seriam feitas de uma liga metálica de níquel e arsênico, que seriam capazes de cortar as pedras. Também conseguem explicar parcialmente outros detalhes intrigantes, como o transporte das pedras e como a construção teria sido feita basicamente.

Porém são muitas lacunas ainda abertas e sem explicação: a precisão dos cortes, o encaixe perfeito (que mesmo hoje seria quase impossível fazer), os entalhes precisos, as pedras de superfície polida perfeitamente que brilham como metal... esses e outros mistérios de Puma Punku ainda não foram revelados através da ciência tradicional [confira os 10 incríveis mistérios que a ciência não consegue explicar].

Puma Punku - Peças

Testes de carbono apontam que a construção deve ter ocorrido entre 300 d.C. e 500 d.C, mas até isso é alvo de controvérsias. Quem quer que tenha construído Puma Punku conseguiu intrigar o mundo até hoje, e no fim, tudo é tão misterioso que fica mesmo fácil querer apelar a ideias mais "exóticas" pra explicar tudo. E você, apostaria em civilizações esforçadas e inventivas ou em construtores ETs que vieram nos visitar?




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A penúltima pedra com um furo no centro do quadrado, está descamando e isso é prova que trata-se de material artificial e não de um material natural.

      Excluir
  2. Esses cientistas tradicionais perdem a oportunidade de ficarem calados.

    Se eles sabem como foi construída PUMA PUNKU e demais edificações da antiguidade, por quê então não constroem exatamente igual o original.

    Não vale fazer com ferramentas atuais; tem de ser com as ferramentas utilizadas pelos povos primitivos denominados e classificados por esses mesmos cientistas tradicionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque eles não são idiotas, tem mais oque fazer, o objetivo do estudo da civilização é conhecer a historia, reproduzir tais estruturas não agrega em nada.

      Excluir
    2. Claro que agrega, quando há terremotos as construções espanholas desmoronam e as bases que são estas Incas permanecem intocadas...

      Excluir
    3. A credito que se os cientistas sabem como foi feito deviam demostra desta forma acabaria de vez com este assunto.

      Excluir
  3. tem coisas q servem só pra olhar mesmo.... e admirar!!! simples assim! :)

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo sabe que foi impresso por uma impressora 3d gigante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Inclusive esses mesmos ET´s que estão até aqui hoje e fundaram a Lego.

      Excluir
  5. foi resultado da exploxsão do big bang - afinal tudo que os cientistas nao conseguem explicar apelam a esta teoria - simples assim

    ResponderExcluir
  6. O que intriga de verdade é o esforço feito para desaprovar algo tão possível. Vida em outros planetas? Bom pelo que já se conhece do Universo isso é muito possível. Esses cientistas para tudo precisam de provas, mas se acham no direito de explicar um fato tão intrigante como esse com suposições. O que se sabe de verdade é que suposições feitas por grandes cientistas são contestadas e revogadas com uma frequência considerável. A verdade é que o saber é mutável, a pesquisa sobre tudo que rege o Universo e quem somos de fato é trabalho para todas as gerações da espécie humana que ainda vão existir.

    ResponderExcluir
  7. Os extraterrestres não só interagiram com o povo da època como tambem os criou, eu acredito que nos fiseram tão perfeitos que até se arrependeram.Dai o sumiço de diversas tribos e povos da época sem explicação òbvia, e então deixaram que a propria natureza conduzi-se o nosso destino assim sendo tudo que fazemos é especular nossa propria horigem

    ResponderExcluir
  8. Os extraterrestres não só interagiram com o povo da època como tambem os criou, eu acredito que nos fiseram tão perfeitos que até se arrependeram.Dai o sumiço de diversas tribos e povos da época sem explicação òbvia, e então deixaram que a propria natureza conduzi-se o nosso destino assim sendo tudo que fazemos é especular nossa propria horigem

    ResponderExcluir
  9. Não é mais um mistério! https://www.youtube.com/watch?v=W7NsUJAlkl0

    ResponderExcluir
  10. Foi os anos 70 dos aliens...Fizeram só de sacanagem para nós nos perturbarmos em como isso foi possível!

    ResponderExcluir
  11. É cada comentário ridiculo que eu li aqui...

    ResponderExcluir
  12. A questão é porque uma cultura antiga não poderia ter tecnologia? Só por ela ser antiga e não possuir a mesma tecnologia atual?
    Eu acredito que o homem sempre foi inteligente e criativo,só não temos provas ainda da arqueológia de tecnologia de e ferramentas que nos surpreenda.
    Os cientistas modernos subestimam muito o povo de 5,10 mil anos ainda vão quebrar a cara algum dia.

    ResponderExcluir
  13. A questão é porque uma cultura antiga não poderia ter tecnologia? Só por ela ser antiga e não possuir a mesma tecnologia atual?
    Eu acredito que o homem sempre foi inteligente e criativo,só não temos provas ainda da arqueológia de tecnologia de e ferramentas que nos surpreenda.
    Os cientistas modernos subestimam muito o povo de 5,10 mil anos ainda vão quebrar a cara algum dia.

    ResponderExcluir
  14. O mais importante é,para que serve essas construções?

    ResponderExcluir
  15. cheguei a este site após ver o documentário alienígenas do passado, interessante que cada um estipula uma data diferente, o documentário diz uma coisa, o site Wikipedia outra e aqui outra data.

    so sei que, é praticamente impossível que isto foi feito a mão, sem uso de ferramentas elétricas ou a motor, algum tipo de conhecimento ou tecnologia eles tiveram acesso, conhecimento que de alguma forma se perdeu com o tempo.

    ou, a teoria de ets também faz algum sentido, so que nao tem provas sobre isto, na ausência delas o mistério continua.

    ps. tinha escrito um texto enorme, melhor que este, mas a praga do navegador mudou de pagina e perdi o texto, vai so isto mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara! Provas de que aliens vieram aqui pra terra tem em todo lugar ou melhor em toda as escrituras sagradas espalhadas pelo mundo. Exemplo: a biblia nos diz que em Genesis o primeiro livro o livro da criaçao e destruiçao nos diz que houve uma epoca em que anjos ou seres que nao sao de origens terrestres vieram e adentram(trasaram cruzaram fizeram sexo ou algo do tipo) as mulheres da epoca e elas geraram os gigantes chamados nefellis(filhos de mulheres terrestre com esses anjos caidos) entao se a propria biblia que nao e mentirosa nos diz isso que e como prova de que algumpovo de outro planeta veio nos visitar em algum momento do tempo passado.ps: nao tem com precisar data nao a nao ser que invadam e o vaticano(ou ate que o proprio vaticano nos forneça documentos para estudo pois toda a estória esta la em algum ligar escondido) bom ja disse muito agora analise por vc mesmo as pistas que eles deixaram para nos.

      Excluir
  16. Escravos, conhecimento de pedras, muitos anos em um projeto. Há evidências de projetos abandonados, com detalhes que mostram que ferramentas manuais eram utilizadas. O que geralmente vemos é sensacionalismo, dados alterados para criar uma expectativa falsa sobre alienígenas. Possivelmente tem outras galáxias, sistemas solares, que existe vida, isso não se discute, seríamos muito ingênuos hoje se acharmos que somos únicos.

    ResponderExcluir
  17. Escravos, conhecimento de pedras, muitos anos em um projeto. Há evidências de projetos abandonados, com detalhes que mostram que ferramentas manuais eram utilizadas. O que geralmente vemos é sensacionalismo, dados alterados para criar uma expectativa falsa sobre alienígenas. Possivelmente tem outras galáxias, sistemas solares, que existe vida, isso não se discute, seríamos muito ingênuos hoje se acharmos que somos únicos.

    ResponderExcluir
  18. Pra quem estuda a Bíblia sabe que ela fala de pessoas que eram peritas em cortar pedras, mesmo com 1500 anos antes de Cristo.

    ResponderExcluir
  19. Se não foram os Et's , eram Gênios da época... uma cultura que infelizmente se perdeu com o tempo. Assim como ninguém consegue compor como Beethoven ou pintar como Rembrandt ou Michelangelo... não conseguem mais construir pirâmides ou templos Incas. Fui lá e conheci esses sítios arqueológicos. São muito interessantes e vale a pena a viagem. Abs!

    ResponderExcluir
  20. Fantástico! cada vez se torna mais notório a presença de outra civilização na Terra.

    ResponderExcluir
  21. pra quem interessar a verdade esta la fora kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. pra quem interessar a verdade esta la fora kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. A ignorância mais a desinformação mais a religião é mais a política fazem os acomodados ficarem satisfeitos com qualquer explicação sobre qualquer assunto.

    ResponderExcluir
  24. NÃO SEI POR QUE NEGAM COISAS ÓBVIAS. ELES NÃO PODERIAM TER FEITO ISSO QUEM FEZ É A PERGUNTA QUE NINGUÉM EXPLICA.

    ResponderExcluir
  25. nao foi et,s nada que construiram esses templos piramete foi homem mesmos que fez. essas pedras nao foram talhada foram feito em formas grandes de madeira bem lisa por essa razao que as pedra sao bem lisa, e perfeita. igualmente cimento so que outro material. ets nao nunca existiu so mente humana.

    ResponderExcluir
  26. Eu acredito que se trata de uma civilização que viveu na Terra Há milhares de Anos Atrás. Exemplo os Dinossauros viveram aqui Há uns 250 Milhões de Anos Atrás. Neste meio Tempo entre o Homem e o Dinossauro será que não teve outras Civilizações antes de nois? Que simplesmente aconteceu algo que provavelmente um dia acontecerá com nosco. Que fez essas Civilizações sumirem sem deixar rastros. Os únicos vestígios suas construções espalhadas pelo Mundo à fora.

    ResponderExcluir
  27. Penso que os ets puxeron á disposición dos humans a tecnoloxía necesaria para facer esas marabilhas e despois a recolleron e a levaron com eles...

    ResponderExcluir
  28. só quem tem conhecimento técnico pode saber com certeza que a tecnologia e maquinário empregados em Puma Punku foi de uma civilização extraterrestre muito avançada mas a maioria leiga no assunto mesmo sendo cientista falam bobagens pois não entendem de tecnologia e usinagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário