Memória fraca? Os 8 alimentos que 'turbinam' sua memória


8 alimentos pra melhorar a memória fraca

Se você acha que a sua memória já não anda muito bem, ou se alguém que você conhece vive reclamando de memória fraca, não se desespere. É possível dar um jeito nisso de uma maneira bastante simples: a alimentação. Apenas isso já é suficiente pra melhorar a memória.

Pesquisadores de todo o mundo vem investigando o assunto há tempos, e descobriram alimentos que ajudam a melhorar a memória. E são vários os alimentos bons para o cérebro.

E se você não conseguir memorizar a lista, pode guardar nossa página nos 'favoritos' do seu navegador, afinal, depois de implementar esses alimentos na sua dieta, talvez você nunca mais precise de lembretes na geladeira ou no celular! Confira os 8 alimentos que podem melhorar a sua memória:

Beterraba

Beterraba - alimentos pra melhorar a memória fraca
A beterraba sempre foi conhecida por muitos benefícios à saúde, e no caso da memória ela também ajuda muito. Carregada de nitratos, que são um composto natural envolvido na dilatação vascular (e consequentemente na diminuição da pressão sanguínea), a beterraba aumenta o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro, melhorando muito o desempenho mental.




Café

Café - alimentos pra melhorar a memória fraca
Pesquisadores da Universidade austríaca de Innsbruck, constataram que a cafeína contida em cerca de duas xícaras de café,  aumenta a atividade cerebral nas áreas relacionadas a memória. Um estudo realizado na França concluiu que as mulheres com mais de 65 anos, que bebem três ou mais xícaras de café por dia, se saem melhores em testes de memorização de palavras do que aquelas que consomem pouco ou nenhum café.

Chicletes

Chicletes - alimentos pra melhorar a memória fraca
Em um estudo de 2013, pesquisadores da Universidade de Cardiff colocaram dois grupos de pessoas para ouvir uma gravação de 30 minutos com uma sequência de números. Depois pediram aos voluntários para recordar a sequência, e o grupo que mascava chiclete teve maiores níveis de acertos, com tempos de reação mais rápidos. Segundo a pesquisadora Kate Morgan, principal autora do estudo, isto sugere que mascar chicletes ajuda as pessoas na concentração e em tarefas que necessitam de monitorização contínua durante um longo período de tempo.

Chocolate

Chocolate - alimentos pra melhorar a memória fraca
De acordo com pesquisas recentes, o chocolate é uma excelente fonte de flavonoides, que são antioxidantes com grande implicação na saúde do cérebro. Assim, é uma deliciosa opção pra quem não gosta de café, e possui benefícios similares. Um estudo de 2013 descobriu que o fluxo sanguíneo cerebral é otimizado, e isso resulta em testes de memória mais bem sucedidos em adultos mais velhos, que consomem dois copos de chocolate quente por dia.

Curry (ou Caril)

Curry - alimentos pra melhorar a memória fraca
A comida indiana pode ajudar muito a melhorar a memória. Pesquisadores descobriram que a curcumina, que é o principal ingrediente do açafrão, e também o curry (ou carril como é chamado em Portugal, Moçambique e Goa), retardam a formação de depósitos de placas e até conseguem destruir esses acumulos nos cérebros de ratos. Estes depósitos conhecidos como placas amiloides, são associadas ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. O curry também tem sido reconhecido na ajuda a prevenção de doenças cardíacas.

Espinafre e couve

Espeinafre e Couve - alimentos pra melhorar a memória fraca
Eles contêm antioxidantes e também estão carregados com uma quantidade generosa de ácido fólico. Estudos têm demonstrado que os alimentos ricos em folato melhoram a memória, diminuem inflamações e melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro. O ácido fólico é também associado a níveis mais baixos de homocisteína, um aminoácido ligado a um maior risco de doença cardíaca. Um estudo publicado no 'American Society for Clinical Nutrition' revelou que essas verduras têm maiores níveis de homocisteína, que ajudam a diminuir o declínio mental.

Salmão

Salmão - alimentos pra melhorar a memória fraca
O salmão é conhecido como o alimento do cérebro. Inúmeros estudos demonstraram que uma dieta com boas quantidades de ômega-3 (que é um elemento comum no salmão), leva à diminuição das taxas de demência e melhora a recuperação da memória. De acordo com as pesquisas, quem come salmão pelo menos uma vez por semana, tem um declínio da memória 12% mais lento do que aqueles que não costumam consumir o peixe. Além disso, comer salmão reduz em 60% o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Uva, amora e Mirtilo

Uva, amora e Mirtilo - alimentos pra melhorar a memória fraca
Estas frutas contêm muitos compostos importantes para o funcionamento cerebral e retardam o envelhecimento. Um estudo recente descobriu que beber suco de mirtilo diariamente, durante dois meses, melhora significativamente o desempenho cerebral em testes de aprendizado e memória.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário