O animal mais raro do mundo - depois de 30 anos ele finalmente reapareceu


O animal mais raro do mundo: depois de 30 anos ele finalmente reapareceu

Os nautilóides (Nautilidae) são cefalópodes marinhos antigos, muito abundantes no período Paleozóico, e que existem ainda hoje.

Ele é verdadeiramente um fóssil vivo, que já não era visto pelos cientistas a mais de 30 anos. Peter Ward, biólogo da Universidade de Washington, viu o seu primeiro (e raríssimo) Allonautilus scrobiculatus em 1984, ao lado de seu colega Bruce Saunders.


O animal peludo se parecia bastante com pompilius Nautilus, que é mais conhecido, mas depois ficou claro que ele era uma espécie completamente diferente, e lhe nomearam 'Allonautilus scrobiculatus'.

Porém, depois disso, mais de 30 anos se passaram sem que ninguém mais avistasse esse raro espécime...




Mas no início de agosto de 2015, Ward finalmente conseguiu reencontrar a espécie perdida em um de seus mergulhos em Papua Nova Guiné.

Allonautilus scrobiculatus
Créditos: PETER WARD/UNIVERSITY OF WASHINGTON

Para isso eles tiveram que improvisar um sistema de isca bastante complicado, que pusesse atrair essas criaturas que vivem a até 400 metros de profundidade no oceano.

Nautilus pompilius (esquerda), e o raro Allonautilus scrobiculatus (direita)
Nautilus pompilius (esquerda), e o raro Allonautilus scrobiculatus (direita).
Créditos: PETER WARD/UNIVERSITY OF WASHINGTON

Finalmente, depois de tantas décadas e esforços, lá estava o Dr. Ward nadando novamente ao lado de seu amigo pré-histórico. A descoberta do Allonautilus scrobiculatus é das mais importantes na diversidade biológica. Acredita-se que ele tenha surgido até 1 milhão de anos antes de seu primo mais conhecido.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário