A caspa já se transformou em um verdadeiro quebra-cabeças... são tantas explicações e versões diferentes sobre o problema, que muita gente já nem sabe mais o que é fato e o que é mito...
Por isso nós decidimos compilar uma superlista com tudo o que você gostaria de saber sobre a caspa, e encerrar de vez essa questão de saúde!
Nossa matéria foi feita com base em opiniões de médicos especialistas, e amparadas por diversos estudos disponíveis amplamente pela internet. Acompanhe nossa superlista sobre a caspa:
O que é a caspa afinal?
Caspa é um problema genético?
A caspa tem cura?
Lavar a cabeça com água quente causa caspa?
Sim. A água quente irrita o couro cabeludo e aumenta sua oleosidade, o que favorece a proliferação de fungos que contribuem para a dermatite seborreica. Quanto mais quente a água, mais o problema irá se agravar.Lavar a cabeça todos os dias causa caspa?
Não. Especialistas inclusive afirmam que o tratamento da caspa consiste justamente em lavar a cabeça diariamente com água morna (quase fria) para que o excesso de células seja removido e para que os xampus possam agir mais eficientemente no couro cabeludo.Posso "pegar" caspa se usar o pente de alguém que tem caspa?
Não. A caspa não é contagiosa, e tem causas genéticas e pontuais agravadas por certos hábitos como usar água muito quente ou alimentação inadequada.Ficar nervoso causa caspa?
Depende. O estresse pode ser um fator que piora o quadro de caspa, assim como o clima seco, o uso de água muito quente, alguma disfunção hormonal e até alimentação rica em açúcares e gorduras.Xampus para caspa funcionam de verdade?
Parcialmente verdade. Xampus anticaspa em geram amenizam o problema, caso ele não seja muito grave. Já quadros moderados de caspa são mais eficientemente tratados com xampus receitados por dermatologistas. No caso da caspa severa, só com um tratamento específico feito por um especilista em dermatologia, com medicações receitadas, pode ajudar.Caspa causa queda de cabelo?
Não. Especialistas afirmam que a caspa (dermatite seborreica) é uma inflamação das células do couro cabeludo e não do folículo piloso, por isso ela não tem como causar calvície. Os médicos, porém, dizem que, se um problema de caspa não for tratado e se tornar muito sério, pode sim aumentar a queda de cabelos naquelas pessoas que já apresentam um caso pré existente.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário