Qual a origem da festa de Aniversário com bolo e presentes?


Qual a origem da festa de Aniversário com bolo e presentes - Capa 2

Comemorar o aniversário é uma das coisas mais comuns na vida de qualquer pessoa hoje em dia, e nem nos damos conta que tais costumes e celebrações nem sempre existiram da maneira que conhecemos hoje.

Acontece que a festa de aniversário, com direito a bolo, presentes, musiquinha de "parabéns pra você" e tudo mais, é na verdade uma mistura de tradições (algumas até milenares) que surgiram e foram sendo incorporadas pouco a pouco em nossa cultura.

Qual a origem da festa de Aniversário com bolo e presentes - Capa1

Para explicar as tradições das festas de aniversário separamos cada item, e assim criamos uma superlista com as explicações mais bem aceitas pelos historiadores para a origem de cada detalhe da comemoração como temos hoje em dia.

Acompanhe nossa superlista sobre as tradições de aniversários e se surpreenda:

O surgimento do aniversário

Deusa Grega Artemis
Na Grécia antiga já existia a tradição de se comemorar o dia do nascimento fazendo oferendas a deusa Artemis (deusa grega da fertilidade e da Lua). Tratava-se de um tipo de oferenda que visava agradecer a deusa para que ela continuasse a prover dádivas e boa sorte no futuro.




A comemoração do dia do aniversário

Aniversário Roma antiga
A tradição de fazer oferendas chegou até a Roma antiga, onde havia a crença que, na data do aniversário, espíritos malignos vinham roubar a alma do aniversariante. Os antigos romanos começaram a acreditar que a reunião de pessoas (em um tipo de vigília), mais o oferecimento de "presentes" aos espíritos poderiam aplacar os "anjos malignos", e assim surgiram as primeiras tradições que são comuns nas festas de aniversário que conhecemos hoje.


O Bolo de Aniversário

Origem bolo aniversario
Seguindo as tradições das oferendas aos espíritos malignos, outros costumes começaram a ser incorporados às comemorações de aniversários. Uma antiga tradição da Grécia antiga contava com o preparo de tortas circulares a base de pão e mel, que representavam a lua cheia e homenageavam a deusa Artemis (deusa grega da fertilidade e da Lua). A receita do "bolo grego" acabou se popularizando e se espalhando para outras culturas, dando origem ao bolo de aniversário  que conhecemos hoje.


As melhores Superlistas da Internet


A vela sobre o bolo de aniversário

Origem velas bolo aniversario
Os gregos costumavam colocar uma ou mais velas sobre o bolo oferecido a deusa Artemis, simbolizando o brilho da Lua. Outras crenças acreditavam que a vela espantava os maus espíritos e que sua fumaça levava as preces até o céu. Posteriormente a ideia "pegou", e a tradição continua até hoje.


Festa proibida pela Igreja Católica

Aniversario proibido igreja
A tradição de se fazer festas de aniversário foi inicialmente considerada um costume pagão pela Igreja Católica e ficou proibida por muitos séculos, sendo liberada apenas por volta do século 5 com o início das celebrações do nascimento de Jesus.


A festa de aniversário

Origem festa de aniversario
A comemoração de aniversários com festas só se tornou comum no Ocidente a partir do século 19, quando, na Alemanha, foi organizado um festival comemorativo coletivo, que acabou se tornando uma nova tradição que se espalhou pelo mundo.


A música do "Parabéns pra você"

Musica parabens pra voce
O “Parabéns a Você” é uma adaptação da música “Bom Dia a Todos”, que foi criada no fim do século 19 por duas irmãs professoras em uma escola de Louisville, nos EUA. A letra de "feliz aniversário" da versão brasileira só surgiu em 1942, composta pela poetisa Bertha Celeste Homem de Mello.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Uau nem sabia de tudo isso, gostei de saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi o porquê das testemunhas de Jeová não comemorar??? Para muitos isso não tem nada haver, para nós sim. A origem importa muito. Abraços

      Excluir
  2. Caramba , eu achava que minhas primas Testemunhas de Jeová, fossem fanáticas religiosas, uma coisa é certa , esse povo sabe das coisas!

    ResponderExcluir
  3. Eles acreditam nos contos antigos (que realmente acrescenta o saber) mas não crê na biblia que diz que Jesus é o filho de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim não acrefitam em Jesus é o unico povo q segue a ordem dada por Cristo em mateus 24:14....e pregam que o Reino que jesus nos ensinou a orar ,pedindo que venha,será estabelecido na terra.

      Excluir
    2. Nós cremos sim que Jesus e filho do criador de todas as coisas. E que é o único caminho que vai nossas orações a Jeová Deus.

      Excluir
  4. Josiel Daellimay, achei por acaso este site e me ajudou muito a provar umas questões sobre o aniversário. gostei muito da explicação!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu faco festa sempre que posso... Sempre tive festas sempre que meus pais puderam... Todo o amor dos meus pais estavam depositados naqueles bolos caseiros todo tortos que minha mãe fazia.... Lindas noites de comemoração e familfa unida, poucos trocados gastos em presentes singelos, mas que nunca esqueço... Sinceramente não vejo nada demais.... A liberdade que tenho em Cristo me permite ter alegrias e proporciona-las a meus filhos sem o menor constrangimento... O mal está nos olhos de quem vê, como o próprio apóstolo Paulo dizia... Se isso te escandaliza então não faça... Mas não julgue quem o faz.... Quanto aos TJ... São um caso a parte, a melhor maneira de ajudá-los é não discutir com eles... uma coisa é certa... Eles comem muito bolo, adoram um bolinho, só não pode se for seu aniversário.... E todo aniversário seu eles te ligam e ficam emocionados lembrando que há tantos anos vc nasceu e tal... Só não te dão parabéns e nem cantam músicas.... Minha opinião? Não sabem o que estão perdendo, hipocrisia pura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acha q Deus aprovaria uma festa q tenha origem em adoração de outros Deuses , o aniversário e uma homenagem e adoracao a Artemis, pesquise e verá , Deus nao nao quer uma adoração contaminada com costumes pagaos , por isso vc pode ler a Bíblia de capa a capa e verá q Jesus e nem os apóstolos andavam e nem comemoravam aniversário

      Excluir
    2. Comem bolo mas nao de festa de aniversário , nao existe só bolo de aniversário, tem bolo de casamento, porq uma testemunha de Jeová de verdade nao come bolo de festa de aniversário, porq adoram somente a Jeová, a festa de aniversário e uma idolatria a Ártemis Deusa falsa, Deus nao quer uma adoração misturada com costumes pagãos e festas q tenham ligação com idolatria

      Excluir
  6. Sim, sua opinião, respeito! Mas você sabe que está desagradando à Jeová.

    ResponderExcluir
  7. Não é pecado comemorar a importância de alguem que amamos e sempre está do nosso lado. Mas as origens pagãs dessas festa mostra muito claro que são festejos com simbologias de adoração aos deuses. Não precisa esperar uma pessoa completar anos para presentea- lá. Pela falta de conhecimento as vezes cometemos idolatria sem saber. Sai dela povo meu!!!!

    ResponderExcluir
  8. pra mim comemorar.aniversário e que temos mais um ano de vida pela frente aoende depositamos todas as esperanças em Deus e fe que teremos mais um ano de realizações com a benção Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As festas de aniversário q a Bíblia menciona eram de pessoas q nao seserviam a Deus e uma delas acabou na morte de João Batista servo de Deus Marcos 6 : 21-29 a Bíblia condenar , vc pode ler a Bíblia de capa a capa la nao fala q Jesus andava em festas de aniversário e nem seus discípulos, fala q ele ia em festa de casamento, nao e questão de gostar ou nao, se a Bíblia condena é porq Deus nao quer q façamos

      Excluir
    2. Deus nao quer q o adoremos fazendo festas pagãs , q está envolvida com adoração de deuses falso, ele nao quer uma adoração contaminada, a origem do aniversário é uma idolatria a Ártemis , deusa falsa, pesquise a origem e verá

      Excluir
  9. Grande Deusa Artemis! Se forem olhar pelo lado da história, tudo tem origem pagã, na bíblia também diz para que não acredite no homem, e ela foi escrita pelo homem! Cada um vive sua vida,sua fé ou também sua falta de fé como quiser, o melhor é ninguém julgar o próximo e ser feliz!

    ResponderExcluir
  10. Não percam tempo com pessoas que não se importam com o que Deus e a bíblia diz. Até porque Deus atrai pessoas de bom coração, se essas não são atraídas por ele. Quem damos nós pra fazer diferente, esses estão no caminho da destruição

    ResponderExcluir

Postar um comentário