Nada como uma louça bem lavada, com direito a esponja e muito detergente, não é mesmo?... Só que não!
Uma recente pesquisa da Faculdade DeVry MetroCamp de Campinas, em São Paulo revelou que você provavelmente está fazendo isso muito, mas muito errado... e olha que a culpa nem é sua, afinal lavar a louça é algo tão básico que nem pensamos que poderia existir uma outra forma.
O problema é que após uma análise detalhada eles descobriram que depois de apenas 15 dias de uso uma esponja de lavar a louça pode acumular cerca de 680 milhões de fungos e bactérias. E se sua esponja é mantida úmida, a situação pode ser ainda pior.
Mas aí você vai dizer: -"Mas se a esponja tá cheia de detergente como pode ainda estar contaminada?". Pois é, os pesquisadores descobriram que o detergente sozinho não é capaz de eliminar grande parte dos micro-organismos que sua esponja pode conter.
E o pior é que toda essa contaminação pode ir parar no seu prato, copo ou nos seus talheres que você jurava que estavam bem limpinhos!
De acordo com a pesquisa, uma das principais bactérias encontradas foi a Escherichia coli, que pode causar diarreia e febre, por exemplo.
Como evitar a sujeira e a contaminação da esponja de lavar louça?
De acordo com especialistas, não tem como evitar a contaminação, e só podemos mesmo controlar a proliferação de micro-organismos. Existem algumas opções para se evitar que sua esponja se torne uma ameaça:
- Trocar a esponja a cada 10 ou 15 dias de uso (não é a saída mais econômica, mas pelo menos é muito eficiente e prática se você prefere gastar dinheiro ao invés de ter trabalho);
- Colocar a esponja em um copo com água e esquentá-lo no micro-ondas por dois minutos todos os dias;
- Mergulhar a esponja em uma solução contendo 2 colheres de água sanitária para cada litro de água e deixá-la mergulhada por dez minutos todos os dias.
E note que mesmo seguindo os procedimentos de limpeza dos itens 2 e 3 logo acima, ainda é recomendável trocar sua esponja depois de cerca de 20 dias de uso.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário