Fobia de palhaços - Especialista mostra truques simples para se livrar do medo


Fobia de palhaços - Entender o medo pode te ajudar a se livrar dele - Capa

Uma das fobias mais comuns pelo mundo é o medo de palhaços, chamada de coulrofobia, mas esse medo aparentemente irracional pode ir bem mais longe e englobar também outros aspectos, como o pavor de pessoas mascaradas e não apenas os trapalhões palhaços tradicionais.

Coulrofobia - medo fobia de palhacos - Img 1

Em entrevista ao Business Insider, a Dra. Dena Rabinowitz, que é especialista em ansiedade e fobias, afirmou que existem basicamente 2 motivos para isso:
  1. A impossibilidade de decifrar expressões em um rosto maquiado, de forma que não se consegue compreender ou antecipar o que estão planejando ou pensando;
  2. A desconfiança instintiva da maioria das pessoas sobre indivíduos que estão sorrindo e felizes o tempo todo.
A Dra. Rabinowitz também afirma que, em geral, as pessoas com medo de palhaços compartilham uma fobia mais comum, que é a desconfiança em criaturas mascaradas em geral, o que instintivamente já gera insegurança em qualquer pessoa e pode se acentuar em muitos indivíduos.


Medo de buracos? Teste simples pode revelar a tripofobia


Entretanto, conforme afirma a especialista, essa fobia não é genética, e a médica conta que, embora possa haver uma predisposição da pessoa para a ansiedade, em geral a real causa do medo vem de algum evento traumático da infância, como a influência de outra pessoa que tinha a fobia de palhaços e acabou "transmitindo-a" para a outra, ou mesmo de uma crise de ansiedade que ocorreu perto de um palhaço.

Segundo Rabinowitz, se a pessoa consegue conviver razoavelmente bem com sua fobia, não há necessidade de tratamento, que é recomendado apenas nos casos mais graves. "Se você é do tipo que sai gritando de um cinema porque pode ter um palhaço no filme ou simplesmente não consegue ir em uma cidade porque há um circo por lá, aí sim você realmente precisa procurar algum tratamento", disse ela.

Maquiagem palhaço

Conforme a especialista, os tratamentos mais comuns incluem se aproximar aos poucos da causa da sua fobia, tentando fazer com que, aos poucos, o pavor e a angústia diminuam gradativamente.

"Observe alguém fazendo a maquiagem de palhaço, veja a progressão dela se transformando para que você tente perceber que essas criaturas são apenas seres humanos. Isso é relativamente fácil de fazer, e você pode aprender a superar seu medo", aconselha a médica especialista.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários